Amazônia Sem Fronteira

Ciência e Tecnologia

Formato do TikTok favorece uso da rede como estratégia para atingir eleitor jovem

Formato do TikTok favorece uso da rede como estratégia para atingir eleitor jovem

Vídeos curtos, entretenimento e fuga do ‘textão’ são características da rede que vem sendo usada por pré-candidatos à Presidência 

O Brasil é o segundo país em que a população mais dedica tempo ao TikTok, segundo estudo da empresa alemã Statista. Mas apesar de a rede social ter como objetivo oferecer entretenimento, pré-candidatos à Presidência têm participado da plataforma como ferramenta para alcançar eleitores a poucos meses do pleito.

Entre os dois mais bem cotados à vaga nas pesquisas, o presidente Jair Bolsonaro acumula 1,6 milhão de seguidores — com 13,9 milhões de visualizações no post mais assistido — e Lula intensificou nos últimos dias a divulgação de uma conta, ainda não verificada, que chegou a 77 mil seguidores e 6,4 milhões de visualizações no vídeo mais assistido. Ciro Gomes, com conta oficial verificada, alcançou 2,6 milhões de pessoas com um post na plataforma sobre Bolsonaro (veja abaixo).Para além dos números, o formato do aplicativo favorece o uso como estratégia política e encontra terreno fértil em um contexto polarizado. É isso que opinam especialistas ouvidos pelo R7. Paulo Faltay, professor da Escola de Comunicação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), avalia que as redes sociais têm papel central nas campanhas políticas, nas decisões de voto e na própria cultura política. Nesse contexto, ele enxerga o  TikTok como um importante canal para ser observado.Tanto pelo público de usuários, em sua maioria formado por jovens, quanto pelo formato de conteúdo que oferece: vídeos rápidos, em tom despojado, como nas danças e memes, que fogem tanto do tradicional ‘textão’”, diz. Outra diferenciação dessa ferramenta em específico para outras redes é a passagem automatizada e rápida de um conteúdo para outro, não necessariamente de uma página que o usuário segue ou de um amigo dele, mas sugestões do algoritmo de uma aba chamada “para você”.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias

Exit mobile version