Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Fieis participam da Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés na Catedral Metropolitana de Manaus

Fieis participam da Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés na Catedral Metropolitana de Manaus
(Foto: Flávia Horta/Assessoria)

Na noite dessa quinta-feira, (28), fieis lotaram a catedral Nossa Senhora da Conceição, no centro, para acompanhar a Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés que foi presidida por Dom Leonardo Steiner, arcebispo Metropolitano da capital. A tradição, fez memória a última refeição de Jesus com seus discípulos, onde ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue e ofereceu aos seus discípulos.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Durante a homilia, Dom Leonardo Steiner lembrou que na passagem bíblica onde Pedro teve dificuldades em se deixar lavar seus pés, Jesus se colocou a serviço do discípulo: “Agora não entendes o que estou fazendo porém, mais tarde, o compreenderás. E quando Pedro se nega terminantemente de ter os pés lavados pelo Mestre e Senhor, Jesus lhe responde: Se eu não te lavar os pés, não terás parte comigo. O Lava-pés, queridos irmãos e irmãs é uma participação na vida e na missão de Jesus. Nós, também, devemos nos colocar a serviço dos irmãos e irmãs que necessitam da lavação dos pés. Participar da vida e da missão de Jesus é deixasse tomar pelo amor de Jesus” destacou o cardeal Leonardo Steiner.

Na ação de ‘Lava-pés’, 12 comunitários foram convidados a vivenciarem o momento no altar onde tiveram seus pés lavados e beijados por Dom Leonardo. Um gesto de amor e serviço ao próximo.

Karine Pedrosa, que é contadora, foi uma das comunitárias que teve os pés lavados pelo cardeal. Para ela, a Missa da Ceia do Senhor é um das mais importantes: “É quando Jesus Cristo se para para morrer por nós na cruz e a partir disso, ele se humilha. Esse é o maior exemplo de humildade que a gente pode ter na terra e a gente tem que levar isso pra vida e da humilhação de Jesus que teve que passar por tudo isso por nós, por amor a nós” concluiu Karine Pedrosa.

Após a comunhão, o cardeal Leonardo Steiner, Padre Flávio Gomes e o vigário Marcos Aurélio, desceram do altar para o momento da Vigília Eucarística contemplando a arca exposta no altar. No rito de reflexão e oração, Jesus nos convida a estarmos vigilantes com ele. “Fiquem aqui e vigiem comigo” (Mt 26,36). Dom Leonardo, Padre Flávio Gomes e o vigário Marcos Aurélio, desceram do altar para se juntar aos fieis no momento de vigilância.

A missa da Ceia do Senhor termina com a bênção final para que todos continuem em oração até suas casas. Após a cerimônia, o altar é desnudado. As imagens dos santos são cobertas por um tecido na cor roxa. Esse rito, leva a igreja a retirar todas as manifestações de alegria e de festa, mantendo o silêncio pela paixão e morte de Jesus Cristo.

(Foto: Flávia Horta)

Fonte: ASCOM/ARQUIDIOCESE DE MANAUS

Mais Notícias

Exit mobile version