Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Festival de Parintins: Amazonastur prepara mega estrutura e serviços para atender os turistas

Festival de Parintins: Amazonastur prepara mega estrutura e serviços para atender os turistas
(Foto: Lucas Silva e Tácio Melo/Amazonastur )

O objetivo é promover uma experiência inesquecível para quem for prestigiar o maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo

Para o 57º Festival de Parintins, o Governo do Amazonas por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), prepara uma mega estrutura para atender os mais de 120 mil visitantes aguardados este ano na Ilha Tupinambarana.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Também promoverá uma série de ações que buscam fortalecer o turismo na cidade que abriga o maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo, que acontece nos dias 28, 29 e 30 junho no município (a 369 quilômetros de Manaus).

Para este ano, a Amazonastur investe na ampliação do Turistódromo e da praça gastronômica, além de realizar o Panavueiro Fest – antigo Ritmo na Ilha. O setor turístico será reforçado por meio do atendimento, de pesquisas de satisfação e de reforma dos triciclos e da entrega de uniformes para os tricicleiros associados.

“O governador Wilson Lima segue investindo para fortalecer o setor turístico e cultural do Amazonas e este ano não será diferente com o Festival de Parintins. Com alcance nacional, teremos um trabalho integrado e uma estrutura ainda maior para garantir um evento inesquecível”, disse o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro.

Turistódromo

O Turistódromo, espaço dedicado ao turista, terá um espaço ampliado em 600 metros quadrados em sua quarta edição. A estrutura abriga o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e a equipe técnica do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de serviços de atendimento de 16 órgãos e instituições parceiras.

O espaço também contará com informações de roteiros e da ferramenta tecnológica Amazonas To Go, ambientes instagramáveis e pinturas corporais indígena gratuitas. No local será entregue o Passaporte Parintins distribuído pela Amazonastur e os brindes para quem colecionar os carimbos de atrativos turísticos listados no “jogo de realidade alternativa”.

Durante o Festival, o Turistódromo irá funcionar de 26 a 30 de junho, das 9h às 17h30h, localizado na Avenida Amazonas, ao lado da Catedral Nossa Senhora do Carmo, Centro.

Praça Gastronômica

Em sua segunda edição, a Praça Gastronômica contará com 20 barracas de alimentação, medindo 3x3m cada. No espaço atenderá três categorias de serviços alimentícios que incluem opções de lanches, fast food, comidas típicas e regionais, além de doces e salgados diversos. Com funcionamento entre os dias 26 a 30 de junho, das 9h às 04h, a Praça Gastronômica será instalada na avenida Clarindo Chaves com a Rua Armando Prado, Centro, próxima ao Turistódromo.

Panavueiro Fest

Promovido pela Amazonastur, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o Panavueiro Fest vai apresentar shows de cantores regionais e telões com transmissão das apresentações de Caprichoso e Garantido durante o 57º Festival de Parintins.

O evento tem entrada gratuita e será realizado na Avenida Clarindo Chaves, ao lado da tradicional Catedral de Nossa Senhora do Carmo, um dos principais atrativos de Parintins, entre os dias 28 a 30 de junho, próximo ao Bumbódromo. A programação começará a partir das 17h.

Tricicleiros

O Governo do Amazonas investe na reforma dos 150 triciclos, meio de transporte que se tornou símbolo da Ilha Tupinambarana, incluindo pinturas e instalação de lonas novas na parte da estrutura, com a nova identidade do Festival. Os tricicleiros que integram a Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP) e a Associação dos Tricicleiros de Parintins (Atpin) também serão beneficiados com 200 uniformes novos.
Amazonas To Go

Criada pela Amazonastur, em 2023, a ferramenta de informação turística Amazonas To Go, vai auxiliar os turistas durante as festividades. Isso porque a plataforma ganhou arte especial de divulgação, aba automática que direciona para o município e novos contatos.

Os visitantes têm acesso a um guia digital na palma das mãos por meio de chatbot, fornecendo informações para aproveitar os atrativos turísticos e as opções de coisas para fazer, meios de hospedagens, agências de turismo, restaurantes, entre outros. Ao todo, a plataforma está presente em 14 municípios amazonenses.

Além de ser disponibilizada em português, inglês e espanhol, o “Amazonas to go” pode ser acessado pelos turistas através do número +55 92 99356-8775 ou de QR Codes presentes em empreendimentos turísticos.

Pesquisas
A equipe do Departamento de Estatísticas da Amazonastur estará nas ruas para realizar a Pesquisa Socioeconômica com Turistas no período de 25 a 30 de junho com objetivo de identificar o perfil destes visitantes, índices econômicos, hábitos de consumo e sugestões. As entrevistas acontecerão em vários pontos da cidade como Praça da Catedral, Orla da Cidade, Avenida Amazonas e Bumbódromo.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

No período de 28 a 30 de junho, será realizada a Avaliação dos Turistas também em áreas diversificadas da cidade. O objetivo é mensurar a opinião deste público sobre itens da infraestrutura urbana, bem como a oferta de produtos, serviços e equipamentos turísticos. Já no dia 24, a abordagem será com a população de Parintins para avaliar a atividade turística e a infraestrutura local.

 

Fonte: ASCOM/AMAZONASTUR

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias

Exit mobile version