A Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) está apoiando o 9º Festival Indígena Mura (Festim), promovido pela Organização de Lideranças Indígenas Mura do Careiro da Várzea (OLIMCV), que acontece nesta sexta-feira e sábado (01 e 02/03), a partir das 7h, na aldeia Jacaré, situada no Paranã do Jacaré, no município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros distante de Manaus).
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Esta região, conhecida por suas deslumbrantes paisagens e ambiente natural preservado, é um destino cobiçado pelos pescadores devido à sua rica diversidade de peixes e lagos protegidos pelos indígenas locais.
“Este evento é uma oportunidade única de celebrarmos a rica cultura e tradição do povo Mura, enquanto também destacamos a importância da preservação ambiental e da valorização das comunidades indígenas”, afirma o diretor-presidente Sinésio Trovão.
É uma celebração que une tradição, esportes e cultura. Desde a corrida de corpos, que desafia a resistência física e mental dos participantes, até o arremesso de lança, que requer precisão e habilidade, os jogos refletem a rica tradição e destreza do povo indígena Mura.
Entre a competição, destaque para a canoagem, uma modalidade emblemática que simboliza a resistência desse povo. Além disso, o futebol, que já é parte do cotidiano dos indígenas, também terá seu espaço, evidenciando a integração entre tradição e contemporaneidade.
A programação inclui ainda uma Feira para venda de artesanato indígena e produtos regionais, bem como uma noite cultural repleta de danças típicas e apresentações especiais, incluindo a participação do Tuxaua caracterizado e o desfile da Cunhã Poranga 2024.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
“É uma ocasião em que podemos reconhecer e valorizar a diversidade cultural e os talentos dos povos indígenas, além de promovermos a integração e o respeito mútuo. Estamos empenhados em garantir que este evento seja um sucesso, proporcionando momentos de celebração, aprendizado e fraternidade”, conclui o diretor-técnico da Fepiam, Joabe Leonam.
Programação
Dia 01 de março – Sexta-feira
07h – Feira de artesanato indígena e produtos regionais
09h – Abertura do Festim
Dia 02 de março – Sábado
07h – Feira de artesanato indígena e produtos regionais
08h – Início dos jogos indígenas
18h – Noite cultural com a classificação das Cunhãs e Tuxauas e danças indígenas
22h – Festa dançante
Fonte: ASCOM/FEPIAM