Amazônia Sem Fronteira

Economia

Fecomércio AM divulga o resultado das vendas da Black Friday e do Natal 2023

Fecomércio AM divulga o resultado das vendas da Black Friday e do Natal 2023

O comércio varejista de Manaus apresentou resultados positivos nas vendas durante a Black Friday e o Natal 2023. É o que revela a Pesquisa de Sondagem de Vendas realizada pela Fecomércio AM, por meio do Instituto de Pesquisas Empresarias do Amazonas (Ifpeam). O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 27 de dezembro e abordou 291 empresas do comércio nos shoppings da cidade (57%), no centro (34%) e nos bairros (9%).

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Durante a Black Friday, 37% dos entrevistados disseram que houve aumento nas vendas este ano. Destas 108 empresas que apresentaram aumento, para 41% o aumento foi de até 10%, seguidos por 43% dos respondentes que afirmaram aumento entre 11% e 35% e 10% confirmaram aumento entre 36% a 49%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Apenas 6% tiveram um aumento de vendas superior a 50%.

Já no Natal, 46% dos entrevistados responderam que houve aumento nas vendas. Destas 135 empresas que registraram aumento nas vendas, o incremento ficou entre 11% e 35% (44% das respostas), até 10% de aumento foi relatado por 40% dos entrevistados. Já para 10% das empresas entrevistadas, o faturamento aumentou entre 36% e 49% e apenas 6% dos empresários relataram aumento na receita superior a 50%. A pesquisa revela, ainda, que o estoque das lojas para este Natal estava maior, em relação ao mesmo período do ano passado, para 48% dos entrevistados. E para 40%, o estoque se manteve igual ao Natal de 2022.

Segundo o levantamento, dentre os principais segmentos que apresentaram resultados positivos, destacam-se os eletrodomésticos, setor de beleza, vestuário, calçados, artigos eletrônicos, cosméticos e perfumaria e supermercados.

Pagamento

O levantamento junto às empresas de pequeno, médio e grande porte mostra que o cartão de crédito foi a forma de pagamento mais utilizada, correspondendo a 57% das respostas, seguido por pagamento à vista (Pix, dinheiro, transferência bancária, etc) com 31%. Para 9% das empresas, o cartão de débito foi a forma de pagamento mais utilizada, seguido por 3% que utilizaram crediário/carnê ou cartão da própria loja.

O valor médio de compras no Natal bateu recorde entre as principais datas comemorativas que movimentaram o comércio no ano passado. No comparativo estão: Natal, com valor médio por cliente de R$ 396,44; Black Friday, com R$ 359,42; Dia das Mães, com R$ 209,05; Dia das Crianças, com R$ 173,91; Dia dos Pais, com R$ 154,60; e Dia dos Namorados, com R$ 146,71.

Vale destacar que na Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor, aplicada pelo Ifpeam dois meses antes da Black Friday, os consumidores foram indagados sobre a pretensão de gastos. Do total de 950 entrevistados, a maioria expressiva, correspondente a 58%, manifestou a intenção de desembolsar entre R$ 151,00 e R$ 400,00 com presentes. Este dado mostrou-se preciso, conforme revela o resultado da Pesquisa de Sondagem de Vendas realizada após a data comemorativa.

• Siga o AmSemFronteira no Facebook acessando aqui
• Siga o AmSemFronteira no Instagram acessando aqui

Pesquisa disponível

O levantamento completo com outras informações como contratação de mão de obra para o final do ano, atrativos utilizados para as vendas, e opinião dos empresários sobre a atual situação econômica no Amazonas, pode ser conferido na íntegra e de forma gratuita, acessando: www.fecomercio-am.org.br

Fonte: ASSESSORIA

Mais Notícias

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Amazônia Sem Fronteira
Get our web app. It won't take up space on your phone.
Install
See this post in...
Amazônia Sem Fronteira
Chrome
Add Amazônia Sem Fronteira to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Amazônia Sem Fronteira shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.