Com intuito de divulgar o Programa Centelha Amazonas 2, a equipe técnica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) reuniu-se, nesta quinta–feira (28/4), com representantes de associações, cooperativas e comunidades rurais, na sede da Associação Semeando Integração e Cidadania (Asic), no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus, para apresentar pontos principais do Programa. A iniciativa destinada a incentivar o empreendedorismo de base tecnológica visa transformar ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado.
Desenvolvido pelo Governo do Amazonas, via Fapeam, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o edital do Centelha 2 está com inscrições abertas até 19 de maio, e conta com montante de R$3 milhões para impulsionar o ecossistema de inovação local, estimulando o empreendedorismo inovador, por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores.
Durante o encontro, a técnica do Centelha 2 pela Fapeam, Marilaine Queiroz, explicou que o edital irá apoiar até 50 projetos de inovação no Amazonas. Cada proposta poderá ser contemplada com até R$ 60 mil, em forma de subvenção econômica, ou seja, não se trata de um empréstimo, mas é necessário realizar a prestação de contas do recurso utilizado no projeto.
“É importante disseminarmos nas comunidades rurais que também têm ideias magníficas. O Programa Centelha é um edital nacional, realizado em vários estados, com diferencial desse incentivo para o empreendedorismo de base tecnológica local e para impulsionar o ecossistema de inovação do estado”, enfatizou.
Marilaine destacou ainda que o Programa oferece capacitação e suporte para alavancar os negócios, serviços de parceiros, acesso a incubadoras e potenciais investidores, além de ampliação de networking e divulgação da empresa.
Na avaliação da presidente da Associação Semeando Integração e Cidadania (Asic), Rosely Braga, o Programa Centelha 2 veio para fortalecer o agricultor familiar para viabilizar os projetos para o empreendedorismo.
“Estamos aqui juntamente com presidentes de cooperativas, sindicatos e comunidades que vieram conhecer o programa para levar informações aos comunitários”, disse Rosely Braga.
Para o diretor de políticas Agrícolas da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado Amazonas (Fetagri), Milton Soares, a iniciativa é positiva para dar oportunidade para as comunidades, principalmente para as famílias que produzem produtos artesanais. “Depois da apresentação do programa Centelha vejo oportunidade para que essas famílias agreguem valores à produção do artesanal com inovação”, observou.
A presidente e fundadora da comunidade Raio de Sol, localizada na BR 174 , rodovia que liga Manaus ao município de Presidente Figueiredo), no quilômetro 41, Heloísa soares, disse que o Centelha é um programa interessante, uma ideia que oferece oportunidade e incentivo às pessoas a colocar seus projetos em prática e, que o apoio às famílias agrícolas servirá de estímulo à comunidade Raio de Sol.
“Nossa comunidade trabalha com produtos orgânicos e, a partir de agora,por meio do Programa Centelha para assim teremos a oportunidade de mostrar o nosso produto”, ressaltou Heloísa, acrescentando que o principal produto oferecido pela comunidade é o cubiu.
Confira o edital: http://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0142021-programa-nacional-de-apoio-a-geracao-de-empreendimentos-inovadores-programa-centelha-2/
Fonte: Fapeam