Amazônia Sem Fronteira

Mundo

EUA investigam possível ligação entre hepatite A e consumo de morangos

EUA investigam possível ligação entre hepatite A e consumo de morangos

Pelo menos 17 pessoas ficaram doentes após o consumo da fruta em diferentes localidades

FDA, agência norte-americana de aprovação de alimentos e medicamentos, está investigando um surto de infecções por hepatite A nos Estados Unidos e Canadá potencialmente ligado a morangos orgânicos frescos.

A agência diz que os morangos foram vendidos pelas marcas FreshKampo e HEB e comprados entre 5 de março e 25 de abril.

Ao todo, 17 casos estão sendo investigados – 15 na Califórnia e um em Minnesota e um em Dakota do Norte. A agência de saúde pública do Canadá identificou 10 casos em duas províncias: Alberta e Saskatchewan.

Uma análise de rastreamento apontou que os casos nas três localidades compraram os morangos da marca em questão.

“Se você não tiver certeza de qual marca comprou, quando comprou seus morangos ou de onde os comprou antes de congelá-los, os morangos devem ser jogados fora”, orienta a FDA.

A agência pede ainda que aqueles que comeram os morangos que estão sob investigação e que não foram vacinados contra a hepatite A que consultem seus médicos.

Sintomas da hepatite

A hepatite A é causada pelo vírus da hepatite A, que pode ser transmitido por via sexual, mas também pelo consumo de água e de alimentos contaminados.

Pode causar insuficiência hepática e morte em casos raros, geralmente em pessoas imunocomprometidas ou com condições preexistentes. O vírus geralmente se espalha pelo contato próximo com uma pessoa infectada, mas também pode se espalhar pelo consumo de alimentos ou bebidas contaminados.

Entre os sintomas de hepatite, os mais comuns são febre, urina escura, icterícia (amarelecimento da pele e do branco dos olhos), fadiga, fezes pálidas e náusea

Fonte: CATRACA LIVRE

Mais Notícias

Exit mobile version