O governo dos Estados Unidos afirmou nesta segunda-feira (15) que o Irã forneceu mais de 400 drones à Rússia desde agosto do ano passado, a maioria do tipo “shahed”, que Moscou está usando na guerra na Ucrânia.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse em entrevista a repórteres que há “indicações” de que Irã e Rússia estão “expandindo” sua colaboração na área de defesa de forma “sem precedentes”.
Leia também:
O Irã continua sendo o maior apoiador militar da Rússia e já forneceu artilharia e munição de tanque para serem usados na Ucrânia”, disse Kirby.
Ele explicou que a maioria dos 400 drones que o Irã entregou à Rússia foi usada contra infraestruturas “cruciais” na Ucrânia.
Ao mesmo tempo, Kirby observou que Moscou está enviando armas para Teerã e lembrou que, no mês passado, foi fechado um acordo para a compra de 35 caças-bombardeiros Sukhoi por parte dos iranianos.
“O Irã procura comprar mais equipamentos militares, incluindo helicópteros de combate, radares e caças Yak 130”, disse Kirby.
O porta-voz reiterou que os EUA continuarão a impor “penalidades” aos envolvidos no envio de equipamentos militares iranianos para a Rússia para uso na Ucrânia e lembrou que aplicou sanções a russos, iranianos e outros “atores” envolvidos em tal atividade.
Ele revelou que nos próximos dias Washington anunciará novas sanções contra indivíduos e entidades ligadas aos negócios de armas entre Rússia e Irã.
Fonte: R7.COM