Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Equipes da prefeitura realizam ações educativas nos galpões de escolas de samba

Equipes da prefeitura realizam ações educativas nos galpões de escolas de samba
(Fotos - Divulgação/Semsa)

Equipes da Prefeitura de Manaus realizam ações de educação em saúde do trabalhador, nos barracões das oito escolas de samba, do Grupo Especial do Carnaval da cidade, para alertar os trabalhadores sobre os riscos nas atividades realizadas nos locais e orientá-los para a prevenção de acidentes. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Manaus), iniciou na segunda-feira (17), e segue até a sexta (21).

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Durante as visitas aos galpões, na avenida do Samba, ao lado do centro de convenções Professor Gilberto Mestrinho, o sambódromo, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, equipes multiprofissionais verificam as atividades executadas e orientam os trabalhadores sobre os riscos aos quais estão expostos, assim como cuidados para evitar acidentes.

O gestor do Cerest Manaus, Jean Maximmyno, explicou que as ações educativas e preventivas visam contribuir para a redução do número de ocorrências de acidentes de trabalho nos preparativos dos desfiles de Carnaval das agremiações da cidade, também levando em conta o impacto do evento cultural em diversas áreas da economia.

“O cuidado com a saúde desses trabalhadores, tenham eles vínculo formal de emprego ou não, é um papel do município. A intenção da prefeitura é orientar essas pessoas e a sociedade em geral sobre os riscos e cuidados para evitar acidentes ou adoecimentos no trabalho”, apontou.

Conforme Jean, entre os riscos comuns entre os trabalhadores dos galpões estão acidentes com materiais cortantes e perfurocortantes, choques elétricos, quedas de altura, exposição a poeira e ruído, entre outros. Por meio de rodas de conversa e distribuição de impressos, explicou o gestor, as equipes da Semsa reforçam medidas básicas de proteção, como o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), sinalização de áreas de risco, circulação de ar adequada e a realização de pausas regulares para hidratação, alimentação e descanso.

As visitas vão ocorrer nos galpões das escolas Sem Compromisso, Vitória Régia, Unidos do Alvorada, Vila da Barra, Mocidade Independente de Aparecida, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade e A Grande Família. As ações são realizadas nos turnos da manhã e tarde, em conjunto com a Diretoria de Vigilância Sanitária da Semsa (DVisa) e o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest-AM).

Mais ações

Além das visitas aos galpões, as equipes de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Semsa vão conduzir ações de orientação e prevenção de acidentes na concentração dos desfiles das escolas no sambódromo, em 28 de fevereiro, quando se apresentam as agremiações do Grupo de Acesso A, e 1º de março, com a exibição das escolas do Grupo Especial do Carnaval de Manaus.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

O gestor complementou que o Cerest/Manaus tem ainda um calendário de ações de educação em saúde do trabalhador, ao longo do ano todo, junto às ligas, barracões e quadras das 17 agremiações dos Grupos de Acesso A e B e as oito do Grupo Especial do Carnaval da capital.

“A intenção é fortalecer o cuidado com a segurança dos trabalhadores junto às ligas das escolas de samba do Carnaval de Manaus, reforçando a importância de pensar na proteção e no cuidado desses profissionais no processo de produção de fantasias e alegorias”, concluiu.

 

Fonte: SEMCOM/ SEMSA

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias

Exit mobile version