Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Entrega de novas unidades de saúde ampliará cobertura da atenção primária em Manaus

Entrega de novas unidades de saúde ampliará cobertura da atenção primária em Manaus
(Foto: Reprodução)

O prefeito de Manaus, David Almeida, concedeu, nesta quinta-feira, (16), entrevista para o programa “Balanço Geral”, da TV Record Manaus, onde apresentou avanços da sua gestão. Entre os assuntos abordados, o prefeito destacou o aumento da cobertura da rede de saúde básica do município, após a entrega de novas unidades de saúde de grande porte e reformas.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está realizando reforma e construção de novas Unidades de Saúde da Família (USF), o que auxilia na ampliação da cobertura da atenção primária na capital, que saltou de 42% em 2021, para 84% até maio de 2024.

Cinco unidades de porte 4 já foram entregues pela atual gestão, com estruturas de 1.200 metros quadrados, que ampliam a capacidade de atendimento ofertado à população. De acordo com o prefeito, mais cinco unidades desse tipo ainda serão inauguradas neste ano.

“Eu entreguei a quinta e ainda tenho mais cinco para entregar. Para que se tenha uma ideia, quando eu assumi a prefeitura nós tínhamos 42% da área da cidade de Manaus com cobertura de saúde na atenção primária, hoje, eu chego a 84%, e quando eu entregar essas novas UBSs que estamos construindo e as que estamos reformando, vamos ter em torno de 88% a 90% de toda a cidade com cobertura”, afirmou o prefeito.

O prefeito ressalta que a atenção primária é atribuição da administração municipal, na divisão de responsabilidades dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), ele ainda citou que nessa área, a capital possui destaque em nível nacional, como líder do Previne Brasil, ranking do Ministério da Saúde que mede a capacidade de atendimento de saúde das capitais.

Durante a entrevista, o prefeito também destacou a nova fase do programa “Asfalta Manaus”, com meta de pavimentar mais 2,3 mil ruas da cidade, iniciando por bairros das zonas Norte e Oeste. Ele ainda citou o investimento de R$ 1,1 bilhão previsto para a área habitacional e a construção do bairro planejado Nova Manaus.

Os investimentos na Guarda Municipal foram destacados pelo prefeito, pois a guarnição recebe uma reestruturação nunca vista em 74 anos de existência, com novos armamentos, viaturas, fardamento, munições e novos agentes aprovados por meio de concurso público realizado neste ano.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Todo esse investimento vai permitir que a Guarda Municipal de Manaus auxilie o sistema de segurança pública do Estado na garantia da tranquilidade em parques, praças, terminais de ônibus e outras estruturas da administração municipal.

 

Fonte: ASCOM/SEMSA

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias

Exit mobile version