Instituto já contabiliza 37 nomes aprovados em pesquisa cadastral da Afeam
Técnicos da Gerência de Crédito Rural do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam/Gecrer) estão em Silves (distante 204 quilômetros de Manaus) prestando assessoria em crédito rural para financiar atividades de agricultura, pesca e pecuária. As atividades continuam ao longo da semana, até a sexta-feira (14).
Leia também: Idam leva assistência técnica a aquicultores de todo o estado
Segundo o gerente de Crédito Rural, Luiz Antônio Nascimento, a proposta visa elaborar projetos com recursos do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES), da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), além de projetos de mecanização agrícola (pró-mecanização) e de aquisição de calcário (pró-calcário).
“Estamos na fase de pesquisa cadastral na Afeam e de entrevistas com o produtor, fazendo o levantamento de dados. Já temos 37 nomes aprovados em pesquisa cadastral. Com estes projetos, há uma expectativa de trazer um investimento de pelo menos R$ 500 mil em fomento ao setor primário em Silves”, delineou Luiz.
Programas
O Programa de Pró-Mecanização é uma linha de crédito subvencionada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado de Produção Rural (Sepror), conforme o termo de convênio n° 04/2015 (Sepror/Agência de Fomento do Estado Amazonas – Afeam e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – Idam), com vigência até 2020.
O Pró-Calcário é um programa voltado para a correção da acidez do solo através da adição de calcário. Juntamente a isso, o Governo do Estado também tem trabalhado para que o setor primário tenha mais máquinas e equipamentos, a fim de aumentar a produtividade.
Fonte: ASCOM/IDAM