Amazônia Sem Fronteira

Cultura

Em Parintins, artistas gravam show sobre Tradições Amazônicas

Em Parintins, artistas gravam show sobre Tradições Amazônicas

A cultura popular e a valorização do saber indígena, quilombola e caboclo são exaltados na gravação do show artístico do projeto “Tradições Amazônicas”, que foi gravado nesta segunda-feira, (30), no auditório Dom Arcângelo Cerqua, em Parintins. Tradições Amazônicas é premiado pelo Edital “Amazonas Criativo” do Governo do Estado Amazonas.

O show contou com participação de mais de 60 pessoas entre dançarinos, músicos, maquiadores, figurinistas, cantores, coreógrafos, produção e demais artistas de Parintins. “A apresentação foi composta por danças e cantos populares do folclore amazônico e tem o objetivo de promover e valorizar as identidades culturais dos povos da floresta como indígenas, quilombolas e caboclos ribeirinhos”, informou o diretor artístico do projeto, Marcos Moura.

O repertório musical foi comandado pela banda “Ajuri Amazon Music” e contemplam canções de domínio público e músicas autorais do trio de compositores, Enéas Dias, Marcos Moura e João Kennedy, os “Baiás”, artistas integrantes do Instituto Cultural Ajuri (INCA).

As apresentações tiveram o comando coreográfico dos mestres Marcos Moura e Pedro Evangelista, experientes folcloristas que orientam os dançarinos e dançarinas da “Amazônia Viva Cia. de Artes”, criada pelo gestor e produtor cultural, Marcos Moura.

Durante o show foram apresentadas as manifestações culturais como Pastorinhas, Boi-Bumbá, Marujada, Dança do Gambá, Carimbó, Jacundá, dentre outras. “Realizo um sonho de mais de 20 anos de criar e dirigir um grupo de danças populares”, destacou Marcos Moura.

Ainda na primeira quinzena de junho de 2022 o show ” Tradições Amazônicas” estará disponível nas redes sociais do Instituto Cultural Ajuri (INCA), entidade parceira do projeto que tem como proponente, Dienerson Gonçalves, integrante da banda “Ajuri Amazon Music”.

Fonte: REPÓRTER PARINTINS

Mais Notícias