Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Em comemoração aos 354 anos de Manaus, Wilson Lima entrega primeiro trecho do Rapidão Rodoanel Metropolitano

Em comemoração aos 354 anos de Manaus, Wilson Lima entrega primeiro trecho do Rapidão Rodoanel Metropolitano
(Foto: Diego Peres, Alex Pazuello, Artur Castro e Antônio Lima / Secom)

O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (23), véspera do aniversário de 354 anos da capital amazonense, o primeiro trecho da construção do Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus, a maior obra de mobilidade urbana integrada da cidade. Dividido em três etapas, o projeto totaliza 37,8 quilômetros de vias rápidas e modernas, que vão ligando as zonas, sul leste, norte e oeste da cidade.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Com 8,7 quilômetros, o primeiro trecho da obra do Rapidão Rodoanel entregue à população inicia no viaduto Lydia da Eira Corrêa, na zona norte, e segue até o encontro das avenidas do Turismo e Santos Dumont, na zona oeste de Manaus. Em outras duas fases, o projeto parte da avenida dos Oitis, Distrito Industrial II (zona sul), passando pelos ramais do Brasileirinho e Chico Mendes (zona leste) e pelas avenidas Margarita e José Henriques (zona norte).

Segundo o governador Wilson Lima a entrega da primeira etapa do complexo viário em que na data tão significativa, demonstra o compromisso do Governo do Amazonas com o desenvolvimento de Manaus.

“Estamos às vésperas do aniversário de Manaus e o meu compromisso não poderia ser outro: estou aqui dedicado de corpo e alma para continuar trabalhando para transformar a vida de quem mora nessa cidade e transformar para melhor. Tenho uma missão, que é melhorar a vida de quem tanto precisa”, destacou.

O Rapidão Rodoanel Metropolitano agora proporciona maior fluidez no tráfego de veículos, em especial veículos pesados que deixam de circular nas principais vias da capital. Além disso, a intervenção está encurtando distâncias entre as zonas da cidade; redução do congestionamento, e do tempo de transporte e economia para os motoristas, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico da capital e da região metropolitana.

“E essa é uma obra que tem a marca do Governo do Estado do Amazonas. Essa é uma obra que representa o povo do Amazonas, essa é uma obra que representa o esforço de quem mora na cidade de Manaus. Essa era uma avenida escura. Hoje é uma outra realidade”, concluiu.

Participaram da solenidade de entrega, além do governador, a primeira-dama Taiana Lima; o secretário da Seinfra, Carlos Henrique; o prefeito de Rio Preto da Eva e presidente da Associação Amazonense de Municípios, Anderson Souza; o deputado federal Fausto Jr; deputados estaduais, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Roberto Cidade; vereadores, como o presidente da Câmara Municipal de Manaus, Caio André; e o secretário municipal de Infraestrutura, Renato Júnior, representando o prefeito David Almeida.

O Polo Industrial de Manaus também será beneficiado com a facilidade no trajeto dos veículos que saem do Distrito Industrial II com destino ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e às rodovias AM-010 e BR-174. O rodoanel facilitará, ainda, o escoamento da produção rural dos municípios de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Silves e Itapiranga até o porto da capital.

“Eu enxergo como um presente para a população e um presente de uma pessoa visionária. Manaus é uma metrópole muito grande e antes estávamos amarrados aqui apenas a uma pequena faixa da via. Agora temos uma verdadeira avenida, que suporta um grande tráfego de veículos e que permite a gente se locomover para qualquer parte da cidade com mais rapidez”, comentou o morador do bairro Colônia Santo Antônio, Arleilson Barroso.

Rapidão Rodonel: Trecho 1
A primeira etapa, entregue nesta segunda-feira, iniciou com a duplicação da estrada do Tarumã (8,7 km) e a construção do viaduto Lydia da Eira Corrêa, maior da região Norte, com 230 mil m², situado na avenida Torquato Tapajós. Antes chamado Anel Sul, o Rapidão conta com investimento de R$ 210 milhões e gerou 3 mil empregos diretos e indiretos.

Do valor total deste primeiro trecho, R$ 144,8 milhões são recursos do Estado, empregados por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), e R$ 65,1 milhões são recursos do Ministério das Cidades. Além da obra, R$ 19,4 milhões foram destinados para a desapropriação de 213 imóveis ao longo do trecho.

Os serviços contemplaram a duplicação da Estrada do Tarumã, que passa a ter 30 metros, sendo duas pistas com 10,5 metros e três faixas cada (somando 21 metros), mais quatro metros de canteiro central e cinco metros de passeio lateral, sendo 2,5 metros cada lado.

A obra também contou com a construção de sete retornos ao longo da via; terraplanagem; drenagem superficial e profunda; pavimentação; sinalização horizontal e vertical; faixas de pedestres; piso tátil; linhas de estímulo a redução de velocidade; instalação de 14,6 quilômetros de dispositivo de proteção (defensas) e 2,4 quilômetros de guarda-corpos.

Ao longo da via foram construídas nove paradas de ônibus e duas pontes, sendo uma sobre o Igarapé da Bolívia e outra ponte sobre a Cachoeira Alta; foram ainda instaladas 807 luminárias em LED e implantado paisagismo com gramas e plantio de 852 ipês nas cores roxos, rosa, amarelo e branco.

Rapidão Rodonel: Trechos 2 e 3
A segunda etapa inicia na avenida Oitis, no Distrito Industrial II, e vai até à avenida Margarita (onde fica o Museu da Amazônia, Musa). Com previsão de entrega para 2025 e 46% de avanço, o corredor viário terá extensão total de 18,3 quilômetros, contemplando duas pistas com três faixas de 3,60 metros cada e passeios laterais.

Ao longo do trecho também estão sendo implantadas 12 baias para paradas de ônibus; dez galerias subterrâneas e três passagens de fauna aéreas; quatro pontes; e uma ciclovia com 5,6 quilômetros de extensão com fluxo em mão dupla, margeando a Reserva Florestal Adolpho Ducke.

A obra neste trecho foi iniciada em 2019, durante o primeiro mandato do governador Wilson Lima, e já está com 5,7 quilômetros pavimentados. A meta é concluir outros dois quilômetros até dezembro deste ano.

• Siga o AmSemFronteira no Facebook acessando aqui
• Siga o AmSemFronteira no Instagram acessando aqui

Já a terceira etapa, com 10,8 quilômetros de extensão, contemplará a modernização das avenidas José Henriques e Margarita e a interligação das etapas um e dois. Essa parte do projeto está em fase de elaboração.

Mais investimentos em Manaus
O governador Wilson Lima destacou investimentos que somam quase R$ 700 milhões que o Governo do Amazonas vem realizando em Manaus, por meio de convênios com a prefeitura. Desde 2021, já foram repassados pelo Estado ao município cerca de R$ 528,1 milhões para melhorias em infraestrutura viária, renovação da frota do transporte coletivo, revitalização de feiras, mercados e parques, e implantação e renovação passe livre estudantil. Outros R$ 170,7 milhões ainda deverão ser repassados.

Fonte: ASCOM/SECOM

Mais Notícias

Exit mobile version