Punição que atingiu ao menos seis profissionais gerou indignação e advertências de autoridades internacionais
Elon Musk disse nesta sexta-feira (16) que vai restabelecer as contas no Twitter de vários jornalistas suspensos da rede social depois que o empresário os acusou de colocar sua família em perigo. “As pessoas falaram. As contas que revelaram minha localização terão agora a suspensão removida”, anunciou o magnata após o alvoroço causado por sua decisão.
Musk organizou uma enquete no Twitter perguntando aos usuários se ele deveria restabelecer as contas agora ou em uma semana. Quase 59% dos 3,69 milhões de participantes votaram para fazê-lo imediatamente.
O magnata gerou indignação e advertências da União Europeia e das Nações Unidas depois de suspender as contas de mais de seis jornalistas, alguns de veículos como CNN, The New York Times e The Washington Post.
Algumas das contas suspensas, como a do ex-repórter da Vox Aaron Rupar, voltaram a publicar conteúdo. “Fiquei muito arrasado por ser suspenso, mas rapidamente percebi que tudo ficaria bem, porque tenho sorte de ter uma comunidade online incrível”, escreveu o repórter.
Esta última de uma série de controvérsias começou quando Musk suspendeu a conta @elonjet, que relatava automaticamente as viagens de jato particular do empresário, que também é dono da SpaceX e da Tesla.Musk justificou a decisão porque o veículo que transportava um de seus filhos por Los Angeles foi perseguido por um “perseguidor louco”, incidente que ele pareceu atribuir ao monitoramento de seu jato particular. Alguns jornalistas noticiaram o caso, também por meio de tuítes vinculados à conta @elonjet. Musk os acusou de publicar “as coordenadas que permitiriam um assassinato”.
Fonte: R7.COM