Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Distribuição de mudas de Cupuaçu promove cuidado ambiental e desenvolvimento sustentável em Presidente Figueiredo

Projeto, que tem a parceria da Mineração Taboca, distribuiu 3 mil mudas durante a 31ª Festa do Cupuaçu e XXV Feira da Agroindústria, Negócios e Economia Criativa

Distribuição de mudas de Cupuaçu promove cuidado ambiental e desenvolvimento sustentável em Presidente Figueiredo
(Foto: Divulgação-Dircom/PF)

A distribuição gratuita de mudas de cupuaçu, fruto símbolo de Presidente Figueiredo e que dá nome a um dos principais eventos econômico-cultural do município, a Festa do Cupuaçu, realizada conjuntamente com a Feira da Agroindústria, Negócios e Economia Criativa, foi uma das novidades da edição deste ano do evento, realizado nos dias 28, 29 e 30 de julho.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

No período, foram distribuídas 3 mil mudas de cupuaçu, de um total de 16 mil doadas à prefeitura, pela Mineração Taboca, como parte de um projeto colaborativo, que tem por objetivo incentivar o plantio de árvores e o desenvolvimento sustentável de Presidente Figueiredo.

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Luiz Augusto Schwade, a distribuição durante o período da festa, que coincide com a entressafra do produto, que vai de julho a setembro, época do verão amazônico. A safra ocorre no período chuvoso (outubro a junho), com pico em março.

Luiz Schwade explica que o projeto não se limitou ao período do evento, porque a distribuição das mudas continua sendo feita pela Semmas, de forma ágil e desburocratizada. Os interessados podem preencher uma requisição e retirar as mudas no Viveiro Municipal, localizado no km 9 da AM 240.
O secretário destaca a importância do viveiro municipal, que é mantido em parceria com a empresa mineradora, que tem capacidade de produção de mudas florestais, frutíferas, ornamentais, fazendo parte de um projeto permanente, com distribuição gratuita de até cem mil mudas por ano.

As mudas de cupuaçu, distribuídas durante a 31ª Festa do Cupuaçu e a XXV Feira da Agroindústria, Negócios e Economia Criativa, em embalagens especiais feitas de bambu, foram cultivadas no Viveiro Municipal. A distribuição foi feita, tanto no Parque do Urubuí quanto na Praça da Cultura, onde funcionou a feira e espaço gastronômico.

Toda a ação, foi viabilizada com apoio da Mineração Taboca, que forneceu todo o material, incluindo sacos, além da mão de obra, formada por técnicos e lideranças da empresa, como o gerente de Meio Ambiente, Wagner Varanda, e o engenheiro florestal Nonato Júnior, que garantiram a efetividade da ação. O suporte das sementes foi feito pela Semmas, com o apoio dos produtores locais, reforçando a união de esforços em prol do meio ambiente.

Luiz Schwade destaca que, a iniciativa do projeto partiu do administrador do viveiro, Frederico Roldão, e foi prontamente abraçada pela Semmas e pela Mineração Taboca. O resultado foi um grande número de visitantes e moradores locais que foram beneficiados com a recepção das mudas. Pequenos produtores também foram contemplados, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região.
“Com essa iniciativa exemplar, a 31ª Festa do Cupuaçu deixa um legado positivo para a preservação do meio ambiente e a promoção da economia criativa, demonstrando como parcerias público-privadas podem impulsionar ações socioambientais, que impactam positivamente a comunidade local”, afirma Luiz Schwade.

Fonte: DIRCOM/PF

Mais Notícias

Exit mobile version