Com o dia ensolarado, o reencontro com a Rainha do Mar não poderia ser melhor… a festa celebrada no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, completou, nesta quinta-feira (02), 100 anos.
“Começamos o dia celebrando os 100 anos, e levando agora as oferendas para a gente poder agradecer as bençãos. Que o nosso bom Deus e Iemanjá nos proteja. E pedir para que a gente possa ter um Brasil em paz”, declarou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Desde cedo, foi feita uma verdadeira maratona de homenagens a Iemanjá. Os presentes de turistas, o gingado dos capoeiristas, e um amor cultivado desde a infância. Com apenas 7 anos, a pequena Alice não deixou de presentear a orixá.
“[O que é que você deixou hoje para Iemanjá?] Uma flor e um perfume”, conta a menina.
Uma festa que cobre a costa brasileira de Norte a Sul. Procissões e celebrações também foram registradas em cidades gaúchas, como Tramandaí e Salinas.
O culto a Iemanjá foi herdado dos povos africanos. No Brasil, ela ganhou o título de padroeira dos pescadores e é sinônimo da abundância de peixes.
A celebração atrai gente do mundo todo. Sandra veio da Espanha, e decidiu ficar de vez em Salvador. “Independente da religião que você tenha, de onde você seja, é uma coisa que une as pessoas”.
Fonte: SBT NEWS