Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Embora apresente boa aparência, o produto apreendido pela fiscalização agropecuária no porto de Parintins entrou irregularmente no Estado, sem a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), entre as cargas transportadas por embarcação oriunda do Pará, área de incidência da mosca da carambola.

Consumo de laranja apreendida por risco contaminação por praga põe saúde pública de Parintins em alerta 
(Foto: Reprodução)

Uma minoria de parintinenses ignorou indiscriminadamente as graves consequências de contaminação por uma praga e tirou proveito de algumas sacas de laranja, ao atacar um caminhão na Avenida Nações Unidas, na manhã desta terça-feira (28). Até mesmo mototaxistas são flagrados no tumulto na frente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf).

Leia também: Saúde monitora cenário de esporotricose no Amazonas

Embora apresente boa aparência, o produto apreendido pela fiscalização agropecuária no porto de Parintins entrou irregularmente no Estado, sem a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), entre as cargas transportadas por embarcação oriunda do Pará, área de incidência da mosca da carambola. A praga representa riscos à agricultura do Amazonas e à economia, além da saúde pública.

No sábado (26), a Adaf apreendeu 20 toneladas da fruta cítrica, hospedeira da mosca da carambola, que entraria em área livre da praga. Sem a PTV, o produto sequer pode ser doado. Por isso, o protocolo de segurança da Adaf é somente o descarte na lixeira. Há informações de ações de retirada das sacas de laranja enterradas na área de destinação dos resíduos.

Fonte: PARINTINS NOTÍCIAS

Mais Notícias

Exit mobile version