Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Conselho Estadual do Idoso completa 26 anos de atuação no Amazonas

Conselho Estadual do Idoso completa 26 anos de atuação no Amazonas

Conselho Estadual do Idoso completa 26 anos de atuação no Amazonas
(Foto: Raine Luiz/Sejusc)

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) participou, na manhã desta terça-feira (22), das comemorações do 26° aniversário do Conselho Estadual do Idoso (CEI-AM). Intitulada “Amigo do Idoso”, a solenidade ocorreu na sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), na zona sul de Manaus, e contou com entrega de certificados para todas as associações que desenvolvem atividades em prol do bem-estar da pessoa idosa no Amazonas.

A cerimônia buscou chamar a atenção da sociedade para a importância do trabalho da Rede de Proteção do Idoso, com a entrega de dez prêmios e 90 certificados de reconhecimento ao trabalho e participação na luta pelos direitos dos idosos. O secretário titular da Sejusc, Emerson Lima, foi uma das autoridades que recebeu o prêmio de “Amigo do Idoso”.

Durante o discurso, Emerson comentou que a parceria com o poder público, legislativo, associações, entre outros, é de grande importância para a aplicação das políticas públicas em prol da defesa dos idosos e da rede de proteção.

“São esses parceiros que estão aqui presentes, e muitos outros que temos, que abraçam essa causa e ajudam na realização de um trabalho eficaz ao idoso. A rede de proteção já é forte, mas com a maior integração de todos, a medida do possível, iremos acompanhar cada vez mais para que possamos garantir os direitos da pessoa idosa”, afirma o secretário.

A secretária executiva adjunta de direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Luciana Andrade, presente na cerimônia, pontua que o prêmio “Amigo do Idoso” é apenas uma forma material de representar a amizade e parceria que a secretaria e o conselho têm na atuação com a sociedade.

“A partir conselho, pude descobrir parceiros e pessoas que escutam e trabalham pela causa do idoso com afinco, e a escolha do prêmio de hoje é realmente o que o conselho fez na vida das pessoas nesses 26 anos de atuação, ser amigo daqueles que mais precisam diante das suas vulnerabilidades”, diz Luciana.

A cerimônia também homenageou a deputada estadual Joana Darc, a presidente do conselho, Kennya Mota, além de autoridades da Justiça e Poder Público do Estado.

Atuação

O Conselho Estadual do Idoso (CEI-AM), foi criado, pela Lei n.º 2.422, de 19 de novembro de 1.996, com jurisdição em todo o Estado do Amazonas, e é órgão colegiado, consultivo e normativo, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com a finalidade precípua de coordenar a Política Estadual do Idoso.

“O conselho ao longo dos anos vem procurando juntar as pessoas que são amigas da pessoa idosa, e é essa data que celebramos a nossa existência, esse é o motivo que estamos aqui hoje, para de fato reconhecer e agradecer a cada um pelo trabalho, pelo envolvimento, responsabilidade e sobretudo pelo amor com a causa da pessoa idosa”, finalizou Kennya.

Fonte: ASCOM/SEJUSC

Mais Notícias

Exit mobile version