A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) participou, na manhã desta terça-feira (22), das comemorações do 26° aniversário do Conselho Estadual do Idoso (CEI-AM). Intitulada “Amigo do Idoso”, a solenidade ocorreu na sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), na zona sul de Manaus, e contou com entrega de certificados para todas as associações que desenvolvem atividades em prol do bem-estar da pessoa idosa no Amazonas.
A cerimônia buscou chamar a atenção da sociedade para a importância do trabalho da Rede de Proteção do Idoso, com a entrega de dez prêmios e 90 certificados de reconhecimento ao trabalho e participação na luta pelos direitos dos idosos. O secretário titular da Sejusc, Emerson Lima, foi uma das autoridades que recebeu o prêmio de “Amigo do Idoso”.
Durante o discurso, Emerson comentou que a parceria com o poder público, legislativo, associações, entre outros, é de grande importância para a aplicação das políticas públicas em prol da defesa dos idosos e da rede de proteção.
“São esses parceiros que estão aqui presentes, e muitos outros que temos, que abraçam essa causa e ajudam na realização de um trabalho eficaz ao idoso. A rede de proteção já é forte, mas com a maior integração de todos, a medida do possível, iremos acompanhar cada vez mais para que possamos garantir os direitos da pessoa idosa”, afirma o secretário.
A secretária executiva adjunta de direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Luciana Andrade, presente na cerimônia, pontua que o prêmio “Amigo do Idoso” é apenas uma forma material de representar a amizade e parceria que a secretaria e o conselho têm na atuação com a sociedade.
“A partir conselho, pude descobrir parceiros e pessoas que escutam e trabalham pela causa do idoso com afinco, e a escolha do prêmio de hoje é realmente o que o conselho fez na vida das pessoas nesses 26 anos de atuação, ser amigo daqueles que mais precisam diante das suas vulnerabilidades”, diz Luciana.
A cerimônia também homenageou a deputada estadual Joana Darc, a presidente do conselho, Kennya Mota, além de autoridades da Justiça e Poder Público do Estado.
Atuação
O Conselho Estadual do Idoso (CEI-AM), foi criado, pela Lei n.º 2.422, de 19 de novembro de 1.996, com jurisdição em todo o Estado do Amazonas, e é órgão colegiado, consultivo e normativo, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com a finalidade precípua de coordenar a Política Estadual do Idoso.
“O conselho ao longo dos anos vem procurando juntar as pessoas que são amigas da pessoa idosa, e é essa data que celebramos a nossa existência, esse é o motivo que estamos aqui hoje, para de fato reconhecer e agradecer a cada um pelo trabalho, pelo envolvimento, responsabilidade e sobretudo pelo amor com a causa da pessoa idosa”, finalizou Kennya.
Fonte: ASCOM/SEJUSC