Este item é feito de várias formas, sabores e técnicas. Até com fermentação natural sem nenhum aditivo
Considerado um dos alimentos mais tradicionais, deliciosos e sagrados no mundo, o pão está presente em quase todas as mesas e ganhou até uma data para celebrar sua importância. No dia 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Pão, data instituída em 2000 pela União dos Padeiros e Confeiteiros de Nova York.
Quando foi descoberta a fermentação do trigo e os primeiros pães começaram a ser assados no Egito, ele vem sendo consumido nas mais diversas formas, tendo suas receitas aprimoradas ao longo dos tempos. Por isso, nada mais justo que uma data para homenagear esse alimento que faz parte do nosso dia a dia da população.
Ele é rico em carboidrato, um importante macronutriente que fornece energia para o corpo e, principalmente, para o cérebro, o pão pode fazer parte de qualquer refeição do dia, seja no formato de sanduíche no café da manhã, como entrada no couvert do almoço ou mesmo uma torradinha para acompanhar a sopa no jantar.
O pão está presente no decorrer da nossa vida, que acabamos construindo memórias afetivas: fica difícil resistir aquele misto quente, que nos lembra a infância, ou aquele pão com manteiga, com um cheirinho delicioso e inconfundível, presença constante em nossos cafés da manhã e na casa da vovó. É enorme a variedade de pães existentes e, maior ainda, sua versatilidade e possibilidades de combinação com recheios doces e salgados.
Pensando neste dia especial o chef Dedé Parente, que é um grande pesquisador na linha de pães rústicos e naturais vem cada vez mais trabalhando produtos com a gerência técnica, para o aprimoramento e oferecendo cada vez mais características diferenciadas de experiências gustativas para os povos do Amazonas, pois o propósito do grupo Dedé é superar as expectativas dos clientes. O grupo Dedé inaugurou há dois anos o “Cantinho Português”, localizado Av. Mário Ypiranga, 1039, Adrianópolis, na sede do restaurante Terra&Mar, uma casa especializada em panificação.
O local oferece produtos portugueses, como doces tradicionais, pastéis, pães variados, cafés, sucos, entre outras delícias. O setor de pães tem cerca de 60 variedades produzidas diariamente, onde o carro chefe da casa é o pão Terra & Mar, é o mais vendido e apreciado pelos clientes, pois tem uma fermentação natural, a base de azeite e não contém aditivos químicos, portanto ele é bem leve e de fácil digestão. Com a variedade de pães produzida, pode ser criada várias combinações de sanduíches como: sanduíches portugueses, as tostas, o sanduíche club, pão com filé mignon e até sanduíches regionais com o nosso famoso tucumã com queijo coalho e banana. Tudo isso pode ser acompanhado com deliciosos cafés da casa como: Expresso, Coado, Pingado, Café Latte, Machiato Terra & Mar, Cappuccino Italiano, assim como Cafés Gelados: Ice Cappuccino, Cappuccino Milk Shake e Caipirinha Café e para finalizar as Mochas: Mocha Tradicional, Mocha Cremosa e Mocha de Amendoim.
O cardápio ainda oferece vários acompanhamentos que deixam ainda mais seu lanche especial como sanduíches diversos como: Pregos, Tostas, Tapiocas, Pão de Queijo, Cuzcuz, Pães de diversas variedades, Croissant, Doces Portugueses, Quiches e muito mais delícias.
Para o gerente técnico do grupo Dedé, Chef Eraldo Oliveira, “O público que entrar no Cantinho Português, para consumir um produto ele vai estar levando além de qualidade, padrão, sabor e aroma, ou seja, terá um produto diferenciado que não tem em Manaus. Falo não só como gerente técnico, mas também como cliente e consumidor e percebo as características físico químicas dos produtos do Terra&Mar no nosso organismo trazendo bem estar, saúde, satisfação e memória olfativa quando se degusta um produto produzido de forma artesanal, como era produzido por nossos pais e avós”, afirma o chef.
Curiosidades do Pão
No Brasil, um dos tipos mais conhecidos e consumidos é o pão Francês. Conta a história que 1910, a iguaria vinda da França foi reproduzida em nosso país, acrescentando-se à receita original, um pouco de açúcar e gordura, vindo daí o nome “Pão Francês”. Na verdade, existem vários outros tipos de pães que têm a mesma base do Pão Francês, entre eles: o pão Árabe, de Centeio, de Forma, de Queijo e Italiano, entre outros.
Você conhece os vários apelidos que o pão tem nas cidades brasileiras? Em São Paulo, pode ser chamado de pãozinho ou média, na baixada santista; massa grossa, no Maranhão; cacetinho, no Rio Grande do Sul e Bahia; careca, no Pará; filão ou pão jacó, em Sergipe; pão aguado, na Paraíba; pão de sal, em Minas Gerais e; carioquinha, no Ceará. Não existe unanimidade em termos de nome, mas a preferência nacional é incontestável.
Fonte: ASSESSORIA