Durante os últimos 16 anos, esta unidade especializada tem sido dedicada ao policiamento ostensivo em ambientes rurais, urbanos e fluviais
O Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), braços operacionais especializados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) para o combate de crimes ambientais e fiscalizações em áreas rurais e urbanas, completam 16 anos de criação, nesta quinta-feira (30).
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
A participação do BPAmb no contexto ambiental do estado e de toda região amazônica vem fortalecendo o cumprimento da missão institucional da corporação. Somente de janeiro a abril deste ano, as ações de policiamento ambiental resultaram em mais de R$ 15 milhões de prejuízo ao crime, com ocorrências que passam pela apreensão de pescado e madeira ilegal.
Em 2024, o mês de fevereiro teve um dos maiores registros de prejuízo ao crime, acumulando cerca de R$ 10 milhões em apreensões de animais silvestres, pescado ilegal, carvão e madeiras ilegais, além de 34 veículos como retroescavadeira e caminhões.
As ações do CPAmb e BPAmb ocorrem em todo o território amazonense, compondo missões que integram não só a atuação da Polícia Militar do Amazonas, mas de todo o Sistema de Segurança Pública, com efetivo empregado nas Bases Arpão 1 e 2, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Atuação na Força-Tarefa contra queimadas
Em outubro de 2023, o governador Wilson Lima deu o start no reforço das fiscalizações aos crimes ambientais na região do município de Autazes e em outros municípios que registraram queimadas e desmatamento ilegais. O Batalhão de Policiamento Ambiental atuou com efetivo reforçado na região para fiscalizar as ações de crimes ambientais.
Criação
O BPAmb iniciou as atividades no dia 1º de junho de 2008, conforme Decreto 27.637, de 30 de maio de 2008, e está subordinado diretamente ao Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), que teve sua origem no antigo Grupamento Especial de Polícia Ambiental (GEPA), criado em 06 de outubro de 2004 e extinto em 2005.
Com a criação do Comando de Policiamento Ambiental, a sociedade passou a contar com um corpo especializado dentro da estrutura da Polícia Militar do Amazonas na defesa e proteção ao Meio Ambiente. Atualmente, o batalhão conta com mais de 170 policiais militares.
As equipes são responsáveis pela execução do policiamento ostensivo rural e urbano, aéreo, fluvial, preventivo e repressivo ambiental, com atuação de patrulhamentos em todo o território estadual.
Prédio novo
A nova sede operacional do CPAmb e do BPAmb faz parte dos investimentos do Governo do Amazonas para o programa Amazonas Mais Seguro, lançado pelo governador Wilson Lima em 2021.
A unidade fica na rua Pico das Águas, beco São Lázaro, bairro São Geraldo, na zona sul de Manaus, e integra a região de intervenção do Prosamim da Cachoeira Grande.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Denúncia
Para denunciar crimes ambientais, a Polícia Militar do Amazonas orienta a população a informar imediatamente as ações por meio do disque denúncia 181 ou 190, ou para a linha direta do Batalhão Ambiental (92) 98842-1547. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
Fonte: ASCOM/PMAM
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR