Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Comitiva do G20 Brasil visita Centro de Bionegócios da Amazônia

Comitiva do G20 Brasil visita Centro de Bionegócios da Amazônia

Uma comitiva do Governo Federal formada por representantes dos ministérios das Relações Exteriores, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Turismo e Comunicação visitou na tarde desta segunda-feira, (30), o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), no Distrito Industrial, na zona Sul de Manaus.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A iniciativa é parte dos preparativos para as reuniões do G20 que vão acontecer em Manaus em 2024. A sede do encontro da cúpula dos líderes das 20 maiores economias será em novembro, na cidade do Rio de Janeiro e a capital do Amazonas sediará sete encontros dos mais de 100 que ocorrerão em todo o Brasil, segundo afirmou o ministro Carlos Villanova, coordenador nacional de Organização e Logística da Presidência Brasileira do G20.

Durante a visita, a comitiva foi recepcionada pelo diretor-geral do CBA, Elias Araújo e pelo diretor de operações, Caio Perecin. O grupo teve a oportunidade de conhecer as potencialidades do Centro na geração de novos negócios voltados à bioeconomia.

“Pelo menos metade das reuniões do G20 estão relacionadas às questões socioambientais e os assuntos sobre bioeconomia serão abordados aqui. Esse é um tema completamente conectado com o que faz o CBA e por isso, é importante discutir meios de se cooperar com as 20 maiores economias do mundo que virão ao Brasil para se discutir bioeconomia e todo mundo tem interesse em fazer isso e em particular, a Amazônia. Não podemos perder a oportunidade de engajá-los no processo de desenvolvimento da bioeconomia, na riqueza que é a Amazônia e o CBA tem uma participação importantíssima nesse processo”, afirmou Villanova.

Para o diretor Elias Araújo, o CBA será muito mais que um espaço para discussões em bioeconomia. “Não mediremos esforços para promover essa conexão com as 20 maiores economias do mundo. Essa oportunidade vai consolidar o trabalho do novo centro de bionegócios como um polo de referência mundial em bioeconomia Amazônida”, destacou Elias.

Além de Villanova, fizeram parte da comitiva a ministra Maria Deize Camilo Jorge, chefe do Escritório de Representação na Região Norte (ERENOR), Mayara Santos, assessora da Coordenação Nacional de Organização e Logística da Presidência Brasileira do G20. 

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Representando o Ministério das Comunicações, estiveram presentes Thiago Lucena, assessor da Secretaria-Executiva do MCOM e Jeferson Nacif, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais. Os assessores Paulo Roberto Afonso e Marcus Moraes, representaram a Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Indústria e Comércio. Pelo Ministério do Meio Ambiente, participaram Rafael Brito Pereira, assessor da Assessoria de Assuntos Internacionais e Francine Baptista, chefe do Cerimonial do Gabinete da Ministra Marina Silva. Pelo Ministério do Turismo, estiveram presentes Diogo Gonçalves Machado, subsecretário de Gestão e Administração e Elaine Machado de Carvalho, coordenadora-geral de Cerimonial.

Fonte: ASCOM/CBA

Mais Notícias