Exército chinês anuncia treinamento em torno da ilha em preparação para um possível combate contra separatistas
A China lançou neste sábado (8) três dias de exercícios militares em torno de Taiwan, que representam “uma advertência severa às forças separatistas” da ilha autogovernada, anunciou o porta-voz militar Shi Yi.
As manobras acontecem em um contexto de tensão com a ilha do Pacífico, após uma reunião da presidente Tsai Ing-wen com o deputado Kevin McCarthy, presidente da Câmara dos Estados Unidos.
O Exército de Libertação Popular da China “irá organizar, de 8 a 10 de abril, um exercício de preparação para o combate com o Estreito de Taiwan, nas partes norte e sul da ilha e no espaço aéreo a leste da ilha”, informou a instituição militar.
Leia também:
- Presidente Joe Biden promete defesa militar de Taiwan em caso de invasão da China
- China lança mísseis balísticos durante exercícios militares, diz governo de Taiwan
- Nova delegação dos EUA chega a Taiwan em meio à crise com China
- Ucrânia reivindica avanços em cidade estratégica na bacia de mineração do Donbass
- Batida de dois helicópteros deixa quatro mortos e três feridos em estado crítico na Austrália
“O exercício de hoje se concentra na capacidade de tomar o controle do mar, o espaço aéreo e da informação […] para criar uma dissuasão e um cerco total de Taiwan”, acrescentou Shi Yi em uma declaração no canal estatal CCTV.
De acordo com a emissora, contratorpedeiros, navios rápidos com lança-mísseis, caças e navios-tanque serão mobilizados durante as manobras.A localização exata das operações não foi divulgada, mas na segunda-feira (10) os exercícios utilizarão munição letal na costa da província de Fujian, diante de Taiwan, informou a autoridade marítima regional em um comunicado.
Fonte: R7.COM