O gengibre pode não ter um gosto agradável para muitas pessoas, mas faz um bem incrível para a saúde, principalmente para aumentar a imunidade, evitar gripes e resfriados, amenizar problemas digestivos, prevenir câncer e ajudar a queimar calorias.
O gengibre atua no emagrecimento por ser termogênico e acelerar o metabolismo.
“Para quem faz dieta para emagrecimento, ele ajuda a queimar calorias de maneira mais eficaz. Mas é importante evitar o consumo em excesso da raiz, já que pode causar diarreia. Mas, de toda forma, a receita abaixo (do chá) pode ajudar as pessoas que querem aumentar o gasto calórico”, explicou Jannaína Velasques, professora da UFSB, Universidade federal do Sul da Bahia.
Como o gengibre age no corpo
A raiz atua no corpo humano como antioxidante, anti-inflamatório, tem ação antimicrobiana e ajuda a tratar problemas como tosse, rouquidão e muco dos pulmões.
“Para utilizar a raiz a seu favor e melhorar a sua imunidade evitando esses sintomas típicos do resfriado, o ideal é preparar um chá que levanta a imunidade e é bem simples de preparar”. (veja abaixo)
Gengibre melhora problemas digestivos
“Além disso o gengibre é um potente antiespasmódico, ajudando a relaxar os músculos do estômago e combatendo sintomas como má digestão, náuseas e vômitos”, destaca.
Ajuda a prevenir o câncer
Ainda de acordo com Velasques, cientistas acreditam que raiz possa ajudar a prevenir o câncer. “Alguns trabalhos apontam previamente que o consumo do gengibre garante uma proteção anticâncer. Mas são trabalhos que ainda estão no início e precisam de mais estudos”, finaliza.
Os benefícios da raiz
O gengibre possui uma série de propriedades que auxiliam a manter nosso organismo saudável. Veja
- Gingerol: principal composto ativo do gengibre, possui atividades anticancerígenas por seu efeito em vias biológicas;
- Vitamina C: antioxidante, melhora o sistema imunológico e o humor;
- Vitamina B6 (piridoxina): estimula o metabolismo e a produção de energia, protege os neurônios e produz neurotransmissores;
- Fósforo: ajuda na digestão e na proteção muscular;
- Ferro: sua deficiência pode prejudicar a imunidade e provocar anemia;
- Fósforo: auxilia na proteção muscular e do sistema nervoso;
- Capsaicina: acelera o metabolismo e contribui para a geração de energia para as células, melhorando o desempenho físico e esportivo.
Como fazer o chá de gengibre
Ingredientes:
- 5 centímetros da raiz cortada em lascas
- 1 limão
- 2 unidades de anis-estrelado
- 2 ramos de canela
- 1 colher de açúcar mascavo (ou qualquer outro da sua preferência)
- 4 xícaras de chá de água fervendo
- Preparo:
Primeiro, derreta o açúcar em fogo médio até ele ficar em ponto de calda. Depois, adicione na mesma panela o gengibre em lascas e mexa por alguns segundos. Em seguida, coloque as quatro xícaras de água fervendo na panela e misture lentamente acrescentando o anis-estrelado e a canela. Deixe ferver por cinco minutos em fogo médio. Apague o fogo e finalize espremendo o limão. Sirva ainda quente.
Fonte: SNB