Amazônia Sem Fronteira

Cultura

Carnaval de Manaus 2023: Prefeitura apoia bandas tradicionais de rua e leva mais de 100 mil foliões ao Centro

Carnaval de Manaus 2023: Prefeitura apoia bandas tradicionais de rua e leva mais de 100 mil foliões ao Centro

Carnaval de Manaus 2023: Prefeitura apoia bandas tradicionais de rua e leva mais de 100 mil foliões ao Centro
( Foto: Oliveira Júnior )

O carnaval de rua na capital amazonense teve programação gratuita neste sábado, (11) com a realização de duas bandas tradicionais,  a da Bica e a da Difusora, ambas no Centro da cidade, que reuniram mais de 100 mil foliões. A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), apoiou os eventos com serviços de sonorização, iluminação, palco, banheiros químicos e estruturas. 

A 34ª edição da banda da Bica, que retorna ao calendário de eventos, após ficar dois anos suspensa por conta do cenário da Covid-19, reuniu mais de 50 mil foliões na rua 10 de Julho, área central da cidade, para celebrar mais uma edição. 

“Estamos aqui para celebrar a tradicional banda da Bica, que arrasta multidões.

É o carnaval de rua que movimenta a economia, engaja os empreendedores e, sobretudo, traz a alegria”, disse o diretor de Eventos da Manauscult, Clemilton Pinto.

O tema deste ano é “60 na Bica só não vai quem já morreu: é festa de santo, boêmio e ateu!”. A banda é conhecida por criar a cada edição marchinhas a partir de temas polêmicos.

“Estou muito feliz,  porque estou de volta a minha querida cidade, que sabe fazer bonito, quando se trata de carnaval de rua! Eu já brinco de Bica há mais de dez anos! Tradição é tradição!”, disse o produtor de eventos Almir Brito. 

A banda da Difusora 2023 também levou programação gratuita para mais de 60 mil foliões neste sábado, 11/2. A festa acontece na avenida Eduardo Ribeiro, há mais de 20 anos, e retorna após a pandemia de Covid-19.

 

A programação contou com a participação de Criz DJ, Frutos do Pagode, Pororoca Atômica, Bateria da Aparecida, Os Embaixadores e Uendel Pinheiro. 

“Aqui está exatamente como a gente gosta, muita alegria e descontração. Essa é a hora de pular carnaval e respeitar o próximo”, enfatizou a bióloga Renata Cruz. 

Programação de domingo 

A folia também ocorre no domingo, (12) com a banda da Paz, na rua Professora Leia Alencar, 21, Alvorada 2, zona Centro-Oeste. A banda Baixa da Égua deve levar muita marchinha e samba para os foliões neste fim de semana e acontece na rua Inocêncio de Araújo, bairro Educandos, zona Sul de Manaus. A área central também receberá atrações da banda do Ovo Azul, na rua Mestre Chico 1. 

A banda do MAC Naldo acontece na avenida Cravina dos Poetas, Alvorada, zona Centro-Oeste.  O bloco do Fuchicão também ocorre neste domingo, na rua Inocêncio de Araújo e boulevard Rio Negro, Educandos, zona Sul. A banda do Álcool realizará a edição carnavalesca na avenida Maués, Cachoeirinha, zona Sul. A banda do Boulevard também vai levantar o público com marchinhas e sambas na avenida Álvaro Maia, zona Sul. 

Ainda de acordo com a programação, no domingo, ocorrem a banda Amigos da Vitória-Régia, na rua Vitória-Régia, Mauazinho, zona Leste, e também o bloquinho da Ferreira Pena, na rua Ferreira Pena, Centro. 

Matriz de Responsabilidade 

O Carnaval de Manaus 2023 conta com a Matriz de Responsabilidade da Prefeitura de Manaus com o intuito de potencializar os serviços de trânsito, segurança, saúde, monitoramento do perímetro, limpeza pública, dentre outros.

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) vai atuar nos postos de controle de trânsito e monitoramento, nos locais de interdição, e locais de grande movimentação, atuando de maneira a minimizar o impacto na fluidez e circulação, com vistas à segurança viária de pedestres e veículos.

Além disso, as ruas que sofrerão interdições em decorrência das atividades carnavalescas recebem apoio e orientação quanto aos condutores.

Leia também:

Na limpeza, uma operação de varredura já está programada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) para ocorrer nos dias de desfile no Centro de Convenções de Manaus, o sambódromo, zona Centro-Sul de Manaus. Mais de cem homens vão atuar após cada apresentação juntamente com carros coletores.

Todo o trabalho contará com a colaboração de vários órgãos, como a Manauscult, Casa Militar, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Visa Manaus, Conselho Tutelar, e as secretarias municipais de Saúde (Semsa),  Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio (Semacc), Limpeza Urbana (Semulsp), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).

Fonte: ASCOM/SEMCOM

Mais Notícias

Exit mobile version