Na noite desta terça-feira, 20, o Boi Caprichoso deu início aos ensaios técnicos de arena no curral Zeca Xibelão. Com os portões abertos para os torcedores e arrecadando alimentos para os grupos de danças oriundos de outros municípios e farão parte do boi de arena do bumbá.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
O caprichoso prepara um grande espetáculo para arena, o presidente do conselho de artes Ericky Nakanome afirma que “ O boi de arena pronto, as alegorias na fase da pintura e do acabamento, as coreografias na parte de supervisão final, a parte musical afinando, hoje o boi se prepara para dar os últimos retoques para ir pra arena ser campeão”.
Jender Lobato presidente do bumbá confiante no Bi Campeonato do Boi Caprichoso “O caprichoso vem um boi grandioso, o maior espetáculo que o caprichoso já fez na arena do bumbódromo vai ser esse ano, em termos de alegoria, de indumentária, de fantasia, enfim nós tivemos mais tempo para preparar um boi no padrão caprichoso, com certeza absoluta esse ano o caprichoso vai ser maior, melhor e mais emocionante do que foi em 2022 e com certeza vamos ser bi campeão”.
O ensaio iniciou com a narrativa do apresentador Edmundo Oran e a entoação das toadas pelo levantador Patrick Araujo.
O primeiro item a pisar na arena para evolução foi a mulher mais bonita da tribo Marciele Albuquerque que levou sua galera ao delírio, ela contou ao portal um pouco da sua expectativa para o 56º Festival Folclórico de Parintins “Eu to bem ansiosa, a gente vem trabalhando já a um tempo, os testes de alegorias já começaram, as indumentarias só nos ajustes, o nosso boi esta pronto pro Bi Campeonato”.
A estrela maior do festival o Boi Caprichoso que é conduzido pelo tripa Alexandre Azevedo veio para o primeiro ensaio técnico e para mostrar para nação que está mais forte que o ano de 2022 para conquistar o bi campeonato, a preparação está a todo vapor, até chegar o dia do festival estaremos nos preparando, muitas novidades estão sendo reparadas para a arena e o torcedor azulado vai se apaixonar ainda mais pelo Caprichoso, pela evolução, movimentos de um boi real na arena. É uma emoção muito grande porque eu consigo transmitir o amor que eu sinto pelo caprichoso para as pessoas que estão vendo a evolução e se emocionando só me fazem ficar tranquilo que eu estou fazendo o meu papel bem e o mais importante e conseguir as notas máximas para levar o boi ao bi campeonato”.
A sinhazinha da fazenda Valentina Cid conta que “ Minha expectativa é a melhor possível, para que a gente faça um festival lindo, grandioso o Caprichoso vem incrível e eu to muito confiante no bicampeonato as alegorias estão sendo testadas, o caprichoso tem um time campeão e vem no padrão caprichoso, eu to muito confiante, to muito feliz com mais um festival. Muitas novidades, muitas surpresas e muita coisa boa tem para esse festival”.
Adria Barbosa que compõe o auto do boi caprichoso fala da emoção em representar a mãe Catarina principalmente por toda grandeza que o personagem tem e que o caprichoso construiu ao longo desses anos, lutando para que o negro tenha o espaço merecido dentro do festival folclórico e a gente tem revolucionado isso, o Caprichoso que tem uma mãe Catirina, um pai Francisco e um Gazumbá que é do Quilombo do Matupiri que fala na nossa toada, então estamos elevando essa representatividade muito mais em um brado que o Caprichoso mostra dentro e fora da arena, a gente vai levar novamente pro bumbódromo, com muita alegria, muita garra, muita emoção.
Fábio Modesto o pai Francisco está cursando mestrado em São Paulo e conta que lutou até o último minuto para está em Parintins e representar seu item “Confesso que me preparei pouco tempo, afinal três meses é pouco tempo para se preparar pro festival, mais eu confesso que psicologicamente me preparei, eu realmente não sabia se vinha, mais eu lutei até o último minuto para vir a Parintins representar o meu personagem, a ansiedade está a mil mais preparado para arena”. Kellison Castro entra pelo seu segundo ano na arena como Gazumba, item que já foi representando pelo presidente do conselho de artes Ericky Nakanome “Minha segunda vez na arena, representando o quilombo do matupiri, representando meu pai, minha mãe, meu povo, meu irmão que luta pela causa.
A noite foi regada de surpresas nas evoluções dos itens individuais e coletivos, tribos indígenas que evoluíram junto com o pajé Erick Beltrão e a cunhã poranga Marciel Albuquerque.
A rainha do folclore Cleise Simas confiante no Bi Campeonato do Caprichoso, enfatiza que “A gente iniciou hoje o ensaio técnico, hoje foi dia de ver os detalhes, vê o que precisamos melhorar, pois estamos correndo contra o tempo. Hoje foi início de tudo, porém nosso time está preparado para vencer o bicampeonato, eu estou preparada e vai da tudo certo e o caprichoso vai entregar um show grandioso para a nossa nação”.
Marcela Marialva conhecida como o furacão azul conta que “Sempre trabalhei para fazer o meu trabalho com excelência para alcançar a expectativa das pessoas que confiam e acreditam em mim e com certeza a cada ano fica muito mais difícil se elevar, muito mais difícil se superar, mais pelo caprichoso com certeza a gente consegue se reinventar, se superar e a gente ta ai trabalhando dia e noite pela conquista do bi campeonato”.
Os itens masculinos do Boi Caprichoso também já preparados para arena, o amo do Boi Caprichoso conta que “A preparação esta de vento em polpa, estamos ai trabalhando, todo dia a gente sai, todo dia a gente prepara alguma coisa, todo dia tem uma ideia nova, muito chegar na arena, vem como que ta a situação que esta rolando la dentro para a gente poder ir executando algumas coisas. A galera pode esperar que vai ter muita coisa que ela gosta na arena”.
Já o levantador de toadas do Boi Caprichoso Patrick Araújo afirma que “A galera azul e branca pode esperar o sucesso do Boi Caprichoso, muitas novidades o padrão Caprichoso, será um festival grandioso, a nossa preparação segue intensa para chegar e arrebentar na arena”.
O pajé Erick Beltrão fala que “Graças a Deus tudo tranquilo na medida do possível, estamos bem-preparados para a arena muito mais do que ano passado então agora é so esperar o dia chegar e brincar de muito boi bumba, muitas novidades estão vindo e pode ter certeza que vai ser emocionante. As indumentárias são padrão caprichoso e muitas surpresas virão e a galera vai se emocionar de verdade”.
(Fotos Erick Bitencourt)
Fonte: PARINTINS 24H