Saque extraordinário disponibiliza até R$ 1.000 de contas ativas e inativas de trabalhadores
Resposta: Não. A Caixa informa que o cancelamento do crédito do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) — chamado de “desfazimento” pelo banco — não pode ser desfeito.
Por isso quem está em dúvida se utiliza ou não esse dinheiro não deve pedir cancelamento. Melhor não fazer nada. Isso porque o valor fica disponível até 15 de dezembro de 2022. Caso não haja saque até esse dia, ele voltará para a conta do FGTS corrigido.
O que é o saque extraordinário do FGTS?
É um saque de até R$ 1.000 que pode ser feito por trabalhadores com saldo no FGTS. Os créditos estão sendo liberados de acordo com a data de aniversário dos trabalhadores e feitos via conta poupança digital. O dinheiro poderá vir tanto de contas ativas (do emprego atual) quanto de contas inativas (de empregos anteriores) que o trabalhador tenha.
O valor fica disponível até 15 de dezembro de 2022. Caso não haja saque até esse dia, ele voltará para a conta do FGTS corrigido.
Como consultar o saldo do FGTS
A consulta do valor do saque extraordinário do FGTS pode ser realizada por meio do app FGTS.
Onde o dinheiro vai ser depositado?
O dinheiro é depositado de forma automática, em nome do trabalhador, na conta poupança social digital, que é movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Todos os trabalhadores que têm conta do FGTS com saldo disponível terão direito ao saque extraordinário, com exceção daqueles que anteciparam o saque-aniversário.
Confira o calendário do saque extraordinário
Nascidos em janeiro – 20 de abril
Nascidos em fevereiro – 30 de abril
Nascidos em março – 4 de maio
Nascidos em abril – 11 de maio
Nascidos em maio – 14 de maio
Nascidos em junho – 18 de maio
Nascidos em julho – 21 de maio
Nascidos em agosto – 25 de maio
Nascidos em setembro – 28 de maio
Nascidos em outubro – 1º de junho
Nascidos em novembro – 8 de junho
Nascidos em dezembro – 15 de junho
________________________
Se tiver dúvidas sobre economia, dinheiro, direitos e tudo o mais que mexe com o seu bolso, envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?” pelo email sophiacamargo@r7.com
Fonte: R7.COM