Amazônia Sem Fronteira

Cultura

BumbaBloco 2025: Cultura amazônica invade São Paulo no Carnaval

BumbaBloco 2025: Cultura amazônica invade São Paulo no Carnaval
(Foto: Francesco Barale/arquivo pessoal)

No coração da Amazônia, a lenda do Boi Bumbá transcende gerações, trazendo consigo a história da miscigenação das raças e da identidade cultural brasileira. Na próxima segunda-feira de Carnaval, a partir das 13hs o público paulistano será presenteado com a 4ª edição do BumbaBloco. Inspirado no Festival de Parintins, no Amazonas, o evento deste ano promete diversidade, alegria, dança e muita cultura popular amazonense na Rua Viri, no bairro Santana, zona norte de São Paulo.

O bloco, que ao longo de suas edições já reuniu cerca de cinco mil brincantes, promete agitar os foliões em 2025 tendo na programação os irmãos cantores Dhi Carmo e Rhankell Carmo, grupo de dança Sampa Tribal, o cantor Wanderson Rodrigues, o grupo Amazônida´s, o Dj Sandro, o mestre de carimbó Silvan Galvão. Além de tudo isso, ainda terá os dançarinos e dançarinas lembrando os itens bovinos, Sinhazinha, porta-estandarte e pajé que abrilhantarão o evento, com apresentação de Denilson.

Organizado com quatro meses de antecedência, o BumbaBloco conta com cerca de 30 voluntários, entre paulistas e amazonenses residentes no Sudeste do Brasil. Além da celebração cultural, o bloco destaca-se pelo compromisso com a diversidade e inclusão. A equipe é composta por quilombolas, indígenas, pessoas trans, Pessoa com Deficiência (PCDs) e migrantes do norte, reforçando a importância do intercâmbio cultural e da representatividade.

A organizadora, Fernanda Palermo, estima que cerca de três mil pessoas participarão do evento deste ano, motivado pelo amor à cultura amazônica. “É um evento grandioso e o que nos faz continuar é ver a felicidade de muitas pessoas, que migram do Norte dançando aqui, e também a curiosidade e alegria dos sulistas que amam essa cultura. Recebemos pessoas de diversas localidades interessadas em conhecer essa manifestação popular”, declarou.

Este ano, além do trio elétrico com cantores, grupos de dança e convidados, o evento contará com o apoio do Governo de São Paulo e da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que fornecerá agentes de trânsito, ambulâncias para pronto atendimento, policiamento ostensivo e banheiros químicos. Haverá também venda de água, bebidas e comidas típicas.

O paulista e torcedor do Garantido Valdeir Cavalcante relata que, enquanto estudava geografia, visitou o Amazonas em 2010 e se apaixonou pela cultura local. Em 2015, conheceu o Festival Folclórico de Parintins, o que o inspirou a organizar um mini festival na escola onde lecionava em São Paulo. Desde então, sua paixão pelo festival permanece, participando anualmente do bloco.

“Conheci a organizadora do Bumbabloco em Parintins e testemunhei a união, o amor e a alegria em compartilhar essa cultura. Acredito que trazer a cultura regional para o Sudeste é fundamental, apresentando o boi a quem não o conhece e oferecendo oportunidade àqueles que, por diversos motivos, não podem ir a Parintins. É um bloco fantástico”, afirmou.

Vanessa Araújo, que também é paulista, conta que se apaixonou pelo boi caprichoso ao visitar Parintins. Ela explica que não faz qualquer programação em São Paulo, que não seja a participação no bloco, que homenageia as tradições do norte.

Sobre a expectativa do evento deste ano, a brincante carnavalesca diz que espera que seja ainda melhor, que a realizada no ano passado.

“Como eu acompanho desde o primeiro bloco, eu vejo que ele está crescendo e ficando cada vez melhor, além da quantidade de pessoas, na produção e na preocupação dos organizadores em fazer um evento maravilhoso. Com certeza eu espero que o deste ano seja o melhor de todos”, ressaltou.

Histórico do BumbaBloco

O bloco é resultado de um movimento iniciado há mais de 30 anos, que celebra o amor pelos bois de Parintins e promove ações culturais, como apoio a professores e escolas, oficinas de dança, apresentações artísticas e intercâmbio cultural entre o Norte e outras regiões do Brasil.

Em fevereiro de 2020, um grupo de amigos transformou esse sonho em realidade, levando às ruas de São Paulo o primeiro bloco temático de Boi Bumbá. O evento, inicialmente planejado para receber 500 pessoas, surpreendeu ao atrair cerca de duas mil, embaladas pelo ritmo do “dois pra lá, dois pra cá” dos bois de Parintins, Garantido e Caprichoso.

Após dois anos de interrupção devido à pandemia, o BumbaBloco retornou em 2023 com força total. A segunda edição contou com a participação da internacionalmente reconhecida banda Canto da Mata, trazendo toadas emocionantes que conectaram o público às raízes amazônicas.

Em 2024, a terceira edição trouxe ainda mais inovação, com apresentações especiais da banda Soul do Norte, do mestre Silvan Galvão e seu carimbó, além do grupo de dança Carimbolando, que fez todos dançarem ao som da cultura nortista. O BumbaBloco é mais do que um bloco de carnaval: é uma ponte entre o Norte e o Sudeste, uma celebração da riqueza cultural brasileira e uma homenagem ao amor que une todos os apaixonados pelo Boi Bumbá.

Para mais informações, compra de Tururi basta seguir o perfil @bumbabloco no Instagram.

 

Fonte: ASCOM/SEC

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias

Exit mobile version