Amazônia Sem Fronteira

Brasil

Brasileiros e familiares vindos de Gaza chegam a Brasília e são recebidos por Lula

Nove mulheres, seis homens e 17 crianças chegaram na noite desta segunda; FAB oferecerá instalações, alimentação e serviço médico

Brasileiros e familiares vindos de Gaza chegam a Brasília e são recebidos por Lula
(Foto: Reprodução)

Os 32 brasileiros e familiares repatriados da Faixa de Gaza desembarcaram na Base Aérea de Brasília no fim da noite desta segunda-feira (13) e foram recepcionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (veja no vídeo acima). À bordo da aeronave cedida pela Presidência da República, estavam nove mulheres, seis homens e 17 crianças, sendo duas com quadro de desnutrição, que desembarcaram primeiro e foram levadas para duas ambulâncias.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai oferecer instalações e alimentação ao grupo na base, além de atendimentos médico e psicológico no Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB), sob os cuidados de uma equipe multidisciplinar (uma médica, uma enfermeira e três psicólogas). Eles vão passar as primeiras 48 horas nas acomodações em Brasília, período que servirá também para resolver questões documentais e tomar vacinas exigidas pela legislação brasileira.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome é responsável pelo acolhimento das famílias. Depois da estadia na Base Aérea de Brasília, os repatriados seguirão para destinos escolhidos por eles:
• 24 pessoas vão para São Paulo, sendo 12 para um abrigo;
• 2 pessoas vão para Florianópolis;
• 1 pessoa vai para Cuiabá;
• 1 pessoa vai para Novo Hamburgo (RS); e
• 4 pessoas vão permanecer em Brasília.

“Às vezes, a gente passava fome, sede. Muito chocante, muito triste. Eu quero agradecer a todos, ao governo, ao presidente, pela força, pelo apoio”, disse um dos repatriados, que viajou com os filhos.

Uma jovem, de 18 anos, também agradeceu por ter sido repatriada. “Até agora não consigo acreditar. Achei que ia morrer. Ficamos assustados. Já pedir muitos familiares, amigas, já perdi minha casa. Agora estou muito feliz e emocionada”, disse.

O grupo foi autorizado a deixar Gaza pela cidade de Rafah, na fronteira com o Egito, nas primeiras horas do domingo (12). Antes de chegar à capital brasileira, o avião fez pousos técnicos em Las Palmas, na Espanha, e no Recife (PE).

Desde a divulgação da primeira relação, com 34 nomes, houve duas desistências. Foram mais de três semanas de espera pela permissão das autoridades envolvidas na guerra para cruzar a fronteira. O grupo fez a imigração e foi transportado em vans fretadas pela embaixada brasileira no Egito. Eles chegaram ao Cairo na noite de domingo (12).

Parentes terão apoio para emitir documentos

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou no domingo (12) que os palestinos parentes de brasileiros que deixaram a Faixa de Gaza em direção ao Brasil serão acolhidos em ação conjunta dos ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Desenvolvimento Social e da Casa Civil, além das pastas das Relações Exteriores e da Defesa, que coordenaram a operação de repatriação.

“Na chegada, também teremos participação do MJ-SP e do MDS, na parte de apoio a todos esses brasileiros. O Ministério do Desenvolvimento Social tem, junto à Casa Civil, esse sistema de apoio e acolhimento. Será disponibilizada identidade, permissão de trabalho, acesso ao SUS e a toda a rede de apoio social para refugiados, inclusive com opções de pedido de refúgio e de regularização da situação de cada um”, afirmou Vieira.

Balanço

Além dos 32 passageiros que deixaram a Faixa de Gaza, desde o início do conflito entre o Hamas e Israel, o governo federal já resgatou 1.445 brasileiros e familiares. O número contabiliza oito voos vindos de Israel e um da Jordânia, todos comandados pela Força Aérea Brasileira na Operação Voltando em Paz. Além das pessoas, 53 animais de estimação foram resgatados.

• Siga o AmSemFronteira no Facebook acessando aqui
• Siga o AmSemFronteira no Instagram acessando aqui

Além disso, o Brasil mandou kits de medicamentos, alimentos e purificadores de água a Gaza. No último dia 30, 1,5 tonelada de alimentos foi enviada. No carregamento, estavam sacos de arroz, açúcar, derivados de milho e leite.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias

Exit mobile version