O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai lançar nesta quarta-feira (7) uma nova versão do Farmácia Popular, programa que oferece medicamentos gratuitos ou com preço reduzido à população, e uma das novidades é que beneficiários do Bolsa Família poderão retirar de forma gratuita os medicamentos disponíveis na iniciativa. Com a medida, o governo federal estima que 55 milhões de pessoas serão contempladas.Atualmente, 40 remédios para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão são fornecidos de graça pelo Farmácia Popular, mas Lula deve anunciar novos fármacos nesta quarta. Medicamentos para tratar osteoporose e anticoncepcionais serão incorporados à lista de gratuidade do programa. Esses remédios já são oferecidos pelo Farmácia Popular atualmente, mas com desconto de 50% no preço final.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
O programa fornece medicamentos com descontos de até 90% para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas. Ao todo, o Farmácia Popular contempla o tratamento para 11 doenças.
Lula também vai anunciar a ampliação de farmácias credenciadas para ofertarem os remédios do programa. Segundo o Ministério da Saúde, as novas habilitações vão priorizar os municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao Mais Médicos. Ao todo, 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste.
Com as novas habilitações que serão abertas, a expectativa é que o Farmácia Popular, até o fim do ano, passe a ter unidades em 5.207 municípios brasileiros, equivalente a 93% do território nacional.
Fonte: R7.COM