Amazônia Sem Fronteira

Política

Audiência discute conflitos entre Israel e Palestina

Audiência discute conflitos entre Israel e Palestina
( Foto: Reprodução )

As comissões de Legislação Participativa; e de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (7) para discutir os conflitos entre Israel e Palestina.

O evento será realizado no plenário 3 a partir das 16 horas, a pedido dos deputados Leonardo Monteiro (PT-MG), Camilo Capiberibe (PSB-AP) e Márcio Jerry (PCdoB-MA).

Monteiro lembra que uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), de 1947, previu a criação dos Estados de Israel e Palestina. Após a fundação de Israel (em 1948), as forças militares israelenses desencadearam a ocupação das terras de palestinos.

“O que Israel tem feito nos últimos 74 anos é violar o Direito Internacional ao adotar uma política militarista, expansionista e colonialista, ocupando os territórios palestinos e dos países árabes vizinhos”, critica Monteiro.

O deputado afirma que todas as forças que defendem o respeito ao Direito Internacional precisam exigir de seus países, e especialmente da ONU, que ajudem a por fim à ocupação israelense.

Relatório da Anistia
Camilo Capiberibe e Márcio Jerry citam ainda relatório da Anistia Internacional, de fevereiro deste ano, que traz provas “contundentes” do apartheid de Israel contra os Palestinos.

O relatório, explicam os parlamentares, traz investigações e análises que foram conduzidas desde julho de 2017, com a colaboração de organizações palestinas, israelenses e internacionais, através de estudos acadêmicos, relatos de ativistas, relatórios de agências da ONU e de organismos de direitos humanos, recolhidos ao longo de décadas.

O documento cobra ações para que Israel ponha fim ao persistente crime internacional de apartheid, “desmantelando medidas de fragmentação, segregação,
discriminação e privação, atualmente em vigor contra a população palestina”.

Debatedores
Foram convidados para participar do debate, entre outros:
– a diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil, Jurema Werneck,
– o presidente do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal), Ahmed Shehada,
– o vice-presidente do Parlamento israelense, Dr. Ahmad Tibi.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Mais Notícias

Exit mobile version