Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Assinatura da contratação de crédito via projetos do Idam marca abertura da 36ª Expopin

Assinatura da contratação de crédito via projetos do Idam marca abertura da 36ª Expopin

Assinatura da contratação de crédito via projetos do Idam marca abertura da 36ª Expopin
(Foto: Deysereen Costa/Sepror)

Unidade de atendimento foi montada na feira para atender produtores e agricultores no baixo Amazonas

A assinatura de projetos de créditos via Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), marcou, nesta quarta-feira (23), a abertura da 36ª Exposição Agropecuária do Município de Parintins, realizada no Parque de Exposição Agropecuária Luiz Lourenço de Souza. Com entrada gratuita, a feira acontece de 23 a 27 de novembro.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura, o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, o Secretário estadual de produção rural, Petrucio Magalhães, o presidente da Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP), Telo Pinto, além do representante do Conselho dos Assentados da Gleba de Vila Amazonas (COAGVA), Raimundo Rocha e da representante da Associação dos Moradores, Pescadores e Produtores Rurais da Sagrada Família do Remanso (AMPRASFAR), Hellen Santos.

O diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, disse que a equipe do instituto está presente e que foi montada uma unidade local para atender todos os produtores. O Idam também irá fazer capacitações para os produtores e agricultores de forma gratuita durante toda a feira. Nesta quarta-feira, 17 certificados de regularização do programa ‘Regulariza Mais Organizações Agro’ foram entregues aos produtores.

“Montamos uma unidade aqui dentro do parque para incentivar essa movimentação financeira de negócios agropecuários em Parintins e também, para capacitar todos os produtores e agricultores. Vale ressaltar que a Expopin atende, não só o Baixo Amazonas, como o Alto Pará”, explicou o titular do Idam.

Parintins
Para o gerente da unidade local de Parintins, Rickson da Cruz Valente, a expectativa é de que o saldo, ao final da feira, seja melhor do que o que teve em 2021.

“São muitas cidades que esperam a feira para a realização de negócios no setor rural. Isso é bom para o município de Parintins, pois gera renda e divisão de recursos. Grandes negócios aconteceram em 2021 e a tendência é que esse ano seja melhor ainda”, explicou Valente.

Contratos
Para a produtora de farinha, Cristiane Melo de Araújo, 20, a linha de crédito solicitada via projeto desenvolvido pelo Idam, vai permitir melhorar sua produção atual, e ainda procurar novos investimentos para aumentar seus rendimentos. “Eu quero melhorar de vida. E com esse projeto, vou, junto com meus pais, melhorar a qualidade de vida da nossa família e conseguir melhorar nossa produção. Quem sabe, até investir em algo que renda um pouco mais para gente”, contou.

Já o produtor de mandioca, Marcos Vieira da Silva, 22, explicou que agora, com o contrato assinado, ele pode sonhar em melhorar ainda mais sua vida, seu negócio e a logística da sua produção. “Antes era tudo difícil. Cultivar, conseguir colher e trazer para revenda. Agora, com essa ajuda do projeto desenvolvido pelo Idam vai facilitar bastante. Tanto no trabalho, quanto para trazer a minha produção para ser vendida. Vai melhorar muito minha vida”, pontuou.

Cronograma das palestras

A programação de atividades do Idam ao longo do evento inclui os cursos de capacitação Tecnologia para o Cultivo da Mandioca no Estado do Amazonas, Mais Pecuária Brasil: Melhoramento Genético Bovídeas, Boas Práticas de Criação de Aves de Corte e Postura, Tecnologia para o Cultivo do Milho e Feijão no Estado do Amazonas e Manejo de Pirarucu/Ordenamento Pesqueiro das regiões Paraná de Parintins e Lago do Máximo.

Fonte: ASCOM/SECOM

Mais Notícias

Exit mobile version