A cultura dos bumbás Garantido e Caprichoso já tomou conta de muitos aspectos na rotina de quem vive no Amazonas: comércio, culinária, estilo de vida, e agora, já invadiu até o universo dos games e animes. O artista parintinense Ronaldo Junior é criador de ilustrações que levam símbolos e elementos bovinos ao mundo de Mario Bros, Cavaleiros do Zodíaco, Pac-man e muitos outros.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
O artista, muito conhecido na composição de toadas para o Festival de Parintins, também possui um lado artístico voltado para o design gráfico. As ilustrações proporcionam um verdadeiro transe na imaginação e nos fazem fantasiar em como seria ver os nossos bois no mundo geek. A iniciativa começou em 2021, quando Ronaldo passou a desenvolver um projeto de NFT’s voltados para o festival, em parceria com uma empresa de produções – foi quando o público passou a conhecer suas primeiras peças.
“Recentemente comecei a desenvolver uma série ilustrações para publicar no Instagram e o intuito é unir os elementos da cultura pop aos do nosso festival, dando uma roupagem diferente para essas figuras tão tradicionais que são os Bois de Parintins. É claro que este é um projeto para o Festival 2023, e o que eu sempre busco são soluções para agregar um novo público e manter a tradição viva enquanto eu me divirto com as coisas que eu mais gosto: games, filmes, animes e também tecnologia”, explica Ronaldo.
MineTido e MineXoso – Bumbás no universo do Minecraft
Pac-Boi
Super Mario Bois
Sonichoso e Garanic
Os Vaqueiros do Zodíaco
A ilha Tupinambarana em I.A
Em um dos últimos vídeos publicados por Ronaldo, o artista recria alguns pontos turísticos da cidade de Parintins – a famosa terra do boi-bumbá. A iniciativa faz parte desse projeto de ilustração e as peças utilizam Inteligência Artificial.
Conhecida por ser a “Ilha da magia”, Parintins é cercada de misticismos e lendas que se assemelham muito com o universo fantasioso dos games e animes. A materialização dessa mistura é a prova do encontro do velho e do novo, da tradição e da tecnologia, e da certeza de uma geração que, mesmo com adaptações, não deixa a cultura popular se perder de jeito nenhum.
O Festival Folclórico de Parintins
O espetáculo que marca a disputa dos bois Garantido e Caprichoso é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As apresentações começam na última sexta-feira do mês de junho e vão até domingo. A disputa entre as duas agremiações folclóricas acontece a céu aberto, em uma verdadeira ópera cabocla em meio à Amazônia. As três noites são compostas com a representação de rituais, lendas amazônicas, celebrações folclóricas e indígenas.
Fonte: PARINTINS 24H/REPOST REDE AMAZÔNICA