Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Após ampliação de atendimentos de exames de cateterismo, HUGV atende os primeiros pacientes

Após ampliação de atendimentos de exames de cateterismo, HUGV atende os primeiros pacientes
(Foto: Alex Pazuello / Secom)

O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), desde segunda-feira (11), recebe pacientes transferidos de outras unidades gerenciadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O procedimento cirúrgico foi ampliado na rede pública de saúde após decisão judicial, que determinou a imediata cessão do uso da máquina de hemodinâmica do HUGV para garantir a continuidade dos serviços da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

As máquinas de hemodinâmica do Hospital Francisca Mendes passam por manutenção corretiva e, dessa forma, até a normalização dos serviços, a equipe de enfermagem e médica da unidade da rede estadual vai realizar os procedimentos utilizando a estrutura física e de equipamentos do HUGV, com suporte de insumos fornecido pela SES-AM.

O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, destacou o trabalho desempenhado para tornar o atendimento para esse tipo de procedimento mais rápido. Ele também falou sobre a ampliação do serviço dentro.

“Já avançamos bastante em diversas especialidades e, neste momento, estamos avançando na especialidade de cardiologia. Já temos duas máquinas disponíveis e a terceira máquina do Francisca Mendes estará disponível, no máximo, em sete dias”, disse o titular da SES-AM, Anoar Samad.

O secretário informou, ainda, que uma nova máquina já foi adquirida para avançar nos atendimentos. “Existe a previsão de 60 a 90 dias para ter quatro máquinas de cateterismo funcionando com toda a sua capacidade.

O cateterismo é um procedimento para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, por meio da introdução de um cateter, que é um tubo flexível extremamente fino e longo, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração.

Aguardando no pré-operatório, o Paulo Jorge da Silva, 55, está ansioso para passar pela cirurgia e receber alta logo. Ele deu entrada no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto em novembro com fortes dores no peito. Com a ampliação do serviço, ele foi encaminhado para o HUGV.

“Cheguei aqui há uma hora. A expectativa é para que dê tudo certo. Depois da cirurgia, retorno para o 28 de agosto e vou ficar de repouso”, falou o paciente, Paulo Jorge da Silva.

• Siga o AmSemFronteira no Facebook acessando aqui
• Siga o AmSemFronteira no Instagram acessando aqui

Na mesma sala do pré-operatório, o Raimundo Nonato, 58, aguarda pela cirurgia. Vindo de Manicoré, foi encaminhado para o HUGV, onde destaca o ótimo tratamento da equipe.

“Eu vim de Manicoré bem agoniado e desesperado, porque não conheço ninguém aqui. O atendimento tem sido muito bom mesmo e espero voltar logo para a minha família”, disse o paciente, Raimundo Nonato.

Fonte: ASCOM/SES-AM

Mais Notícias

Exit mobile version