Cientistas da NASA ficam chocados com descoberta sobre os anéis de Saturno
Estudos feitos pelos astrônomos da Nasa afirmam que os anéis de Saturno estão diminuindo e podem desaparecer, mas a razão para isso acontecer ainda permanece um mistério para a agência espacial.
De acordo com o tabóide Daily Star, as primeiras observações desse fenômeno foram feitas na década de 80 pelas sondas Voyager 1 e 2, mas agora com imagens do Telescópio Espacial James Webb e do telescópio Keck no Havaí, novos dados foram coletados.
Dr. James O’Donoghue, o principal pesquisador do estudo, afirmou que ainda estão tentando descobrir exatamente com que rapidez o desgaste acontece. Segundo O’Donoghue, a pesquisa sugere que os anéis farão parte de Saturno por mais 300 milhões de anos.
Leia também:
- Remédio aprovado no Brasil fez câncer desaparecer em todos os pacientes
- Após ser absolvido de plágio, Ed Sheeran recebe 1 milhão de dólares em indenização
- De James Webb a amadores: astrofotografia revela mistérios do universo
- Wilson Lima acompanha retomada das obras dos anéis viários Sul e Leste
“Isto pode parecer muito tempo, mas na história do universo esta é uma morte relativamente rápida. Poderíamos ter muita sorte de estar por perto em uma época em que os anéis existem”, completou.
A hipótese mais aceita pelos pesquisadores é que os anéis, majoritariamente compostos de rochas e gelo, estão sendo atraídos pela gravidade do planeta, caindo em sua superfície e “se fundindo” a ele.
Fonte: R7.COM