Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Ameba ‘comedora de cérebro’ pode ser causa de morte de criança nos EUA

Ameba 'comedora de cérebro' pode ser causa de morte de criança nos EUA
( Foto: Reprodução )

Doença chamada de meningoencefalite amebiana primária é rara e, se confirmada, será a segunda morte pelo parasita nas últimas semanas

Uma criança morreu nesta semana com a suspeita de ter contraído uma infecção rara causada por um parasita conhecido como “ameba comedora de cérebro”, depois de nadar em um rio no estado de Nebraska, nos Estados Unidos, afirmam autoridades.

Caso seja confirmada, seria a segunda morte por essa causa no centro-norte do país nas últimas semanas, o que levanta questões sobre se há influência das mudanças climáticas na proliferação desse tipo de parasita.

O Departamento de Saúde do Condado de Douglas, com sede em Omaha, em Nebraska, informou na última quarta-feira (17) que os médicos acreditam que o menino morreu de meningoencefalite amebiana primária, uma infecção geralmente fatal causada pela ameba Naegleria fowleri.

Os sintomas iniciais da doença incluem febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos e evoluem para torcicolo, perda de equilíbrio, alucinações e convulsões.

Autoridades de saúde acreditam que a criança contraiu a doença no dia 8 de agosto, enquanto nadava no rio Elkhorn, localizado alguns quilômetros a oeste de Omaha. Os sintomas começaram cinco dias depois. Ele foi hospitalizado 48 horas após o início dos sintomas. Quase dez dias depois, morreu. O nome da vítima não foi divulgado.

Fonte: R7.CO M

Mais Notícias

Exit mobile version