Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Amazonas reforça combate à dengue com ampliação de diagnósticos e pulverização contra o Aedes aegypti

Fundação realiza distribuição de insumos para diagnóstico e controle do Aedes aegypti nos municípios do Estado

Amazonas reforça combate à dengue com ampliação de diagnósticos e pulverização contra o Aedes aegypti
(Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP, Evandro Seixas/SES-AM, Diego Peres/Secom)

Para intensificar o combate à dengue no Amazonas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), distribuiu 35.675 testes rápidos para detecção da doença e 82 nebulizadores costais motorizados. A entrega dos insumos ocorreu nesta quinta-feira (06) durante o lançamento do programa “Saúde Amazonas Interior – Programa de Fortalecimento e Repactuação da Saúde no Interior”, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A ação busca fortalecer a rede de saúde nos 62 municípios do estado, permitindo um diagnóstico mais rápido da dengue e agilizando o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, além de zika e chikungunya. Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a distribuição desses insumos é estratégica para reduzir os impactos das arboviroses na população. “Com os testes rápidos, poderemos identificar precocemente os casos suspeitos, e os nebulizadores reforçam o controle vetorial”, destacou.

Reforço na vigilância epidemiológica

Os testes rápidos entregues permitem a identificação do vírus da dengue até o quinto dia de sintomas. Além disso, o Amazonas conta com exames laboratoriais mais complexos, como testes de biologia molecular e sorológicos, realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM). Com a inclusão dos testes rápidos na rede pública de saúde, a população, especialmente nos municípios mais remotos, passa a ter maior acesso ao diagnóstico precoce.

A distribuição dos 82 nebulizadores costais motorizados Ultra Baixo Volume (UBV) também visa intensificar as ações de controle do Aedes aegypti. Os equipamentos, distribuídos para 39 municípios, serão utilizados para pulverização de inseticidas, medida essencial para conter a propagação do mosquito. O diretor de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira, destacou a importância do reforço no combate ao vetor: “A aplicação de inseticidas com nebulizadores amplia a proteção da população contra doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”.

Parceria com os municípios

A entrega dos insumos foi elogiada por prefeitos do interior, que veem a medida como um avanço no enfrentamento à dengue. O prefeito de Novo Airão, Otávio Farias, ressaltou a importância do apoio estadual para o fortalecimento das estratégias de saúde nos municípios. “Esses equipamentos são fundamentais para fortalecer as equipes de saúde do interior e garantir um atendimento mais eficaz para a população”, afirmou.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Monitoramento contínuo da dengue

O Governo do Amazonas segue acompanhando o cenário epidemiológico da dengue no estado, com dados atualizados semanalmente no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br). A SES-AM e a FVS-RCP reforçam ainda a importância da participação ativa da população na eliminação de criadouros do mosquito, evitando o acúmulo de água parada e adotando medidas preventivas para conter a proliferação do vetor.

 

Fonte: ASCOM/FVS-RCP

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

 

 

Mais Notícias

Exit mobile version