Amazônia Sem Fronteira

Educação

Alunas e professoras do Amazonas integram equipe nacional de podcast lançado pelo Museu do Amanhã (RJ)

Duas professoras e duas alunas da rede pública estadual do Amazonas integram a equipe nacional que produziu os episódios da primeira temporada do podcast “Vocações - Na Voz Delas”, lançado pelo Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro. O podcast tem como objetivo estimular a presença feminina na ciência. A primeira temporada, que já está no ar, conta com 11 episódios que fomentam o debate sobre o tema.

Alunas e professoras do Amazonas integram equipe nacional de podcast lançado pelo Museu do Amanhã (RJ)
(Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)

Projeto nasce com o objetivo de estimular a presença feminina na ciência

Duas professoras e duas alunas da rede pública estadual do Amazonas integram a equipe nacional que produziu os episódios da primeira temporada do podcast “Vocações – Na Voz Delas”, lançado pelo Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro. O podcast tem como objetivo estimular a presença feminina na ciência. A primeira temporada, que já está no ar, conta com 11 episódios que fomentam o debate sobre o tema.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Em nota, o gerente de Desenvolvimento Científico do Museu do Amanhã, Davi Bonela, falou sobre o podcast, destacando a importância de se ter mulheres cientistas como referência ainda na educação básica, de modo a incentivar meninas e adolescentes a seguirem carreiras científicas.

“O Museu do Amanhã se uniu às escolas públicas brasileiras para mostrar o protagonismo das mulheres na ciência, além de debater os desafios que se apresentam na carreira destas profissionais e seus feitos enquanto pesquisadoras”, ressaltou Bonela.

Em julho do ano passado, a professora de Química, Alyne Ribeiro, da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, localizada no bairro Coroado 2, zona leste de Manaus, se inscreveu no programa.

“Logo após saber do projeto, nem acreditei que fosse possível ser selecionada, por conta da importância do Museu do Amanhã. Porém, fiz mesmo assim. Foi uma alegria quando descobri que tinha sido escolhida e, a partir dali, iniciamos os nossos trabalhos. Sou oriunda de projetos como este, e a temática me chamou bastante atenção. Precisamos falar mais sobre igualdade de gênero nesse mundo da pesquisa científica”, contou Alyne.

Produção
O processo de produção dos episódios aconteceu depois de um ciclo completo de aprendizagem sobre todas as etapas da criação de um podcast. As professoras contempladas pelo projeto participaram de um treinamento realizado de forma on-line, distribuído em uma carga horária de 15h, ao longo de quatro meses.

Em paralelo ao treinamento, as professoras também receberam um “kit podcast”, contendo microfone, interface de som, fones de ouvido, gravador digital e espuma. No total, as representantes do Amazonas produziram dois episódios nesta primeira temporada do “Vocações”.

Nos episódios produzidos pelas amazonenses, as entrevistadas foram a professora Grazyelle Sebrenski, do Departamento de Morfologia, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); e a bióloga Luciana Mara Fé, pesquisadora e servidora pública estadual, na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Ciência em pauta
A paixão pela ciência é algo em comum tanto para as entrevistadas quanto para as professoras e estudantes. Vitória Morato, uma das entrevistadoras e aluna da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, no Coroado 2, em Manaus, já tinha sido bolsista no Programa Ciência na Escola (PCE), quando foi orientada pela professora Alyne Ribeiro.

“Eu sempre gostei muito da área e, sinceramente, sou uma pessoa muito apaixonada por todas as suas descobertas. O PCE foi muito importante para mim, assim como o projeto ‘Vocações’. Além do conhecimento, melhorei bastante a minha forma de me comunicar com os outros, e isso é valioso. Vou levar comigo para o resto da minha vida”, afirmou a estudante.

Todos os episódios da primeira temporada do podcast “Vocações – Na Voz Delas” estão disponíveis no Spotify.

Fonte: ASCOM/SEDUC

Mais Notícias

Exit mobile version