Amazônia Sem Fronteira

Cultura

Aldo Rebelo lança livro em Manaus

Aldo Rebelo lança livro em Manaus
(Foto: Divulgação)

A noite de autógrafos acontecerá durante o FNNIC, fórum da construção civil

O político, jornalista e escritor Aldo Rebelo lança ‘O Quinto Movimento – Propostas para uma construção inacabada’ no dia 23 de março às 20h, no restaurante Banzeiro. O evento de lançamento faz parte das atividades do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção Civil (FNNIC), que acontecerá em Manaus no mês de março.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

O livro de 2021 apresenta reflexões sobre o Brasil e seu futuro. Aldo Rebelo divide a evolução do país em cinco grandes movimentos históricos. O primeiro refere-se à formação do território, da base física, da geografia. Compreende o ano zero de 1500 ao Tratado de Madri, em 1750. O segundo movimento é a jornada pela independência, que inicia em 1750 e finaliza em 1822. Destaca nesta fase a participação de Tiradentes, José Bonifácio, Dom Pedro e da Princesa Leopoldina para a ruptura com a monarquia portuguesa. O quarto movimento trata da República dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, da Era Vargas, de Juscelino Kubitscheck, dos governos militares e de Lula.

O Quinto Movimento é o momento atual, de retomada da trajetória da construção nacional, baseada na volta do desenvolvimento, no combate às desigualdades e na valorização da democracia. “Não há solução possível para a crise orçamentária da União, dos estados e dos municípios, nem para o drama social do desemprego e do aumento das desigualdades se o país não voltar a crescer”, ressalta o autor.

A publicação de 252 páginas aborda ainda a reversão do processo de desindustrialização. O escritor e político, que ocupou cargos influentes em governos anteriores, afirma que a retomada do crescimento depende de um conjunto de fatores. “Exigirá pesados investimentos em ciência e pesquisa para a recuperação da capacidade de inovação e da competitividade de nossas empresas”, avaliou. Aldo Rebelo também faz uma reflexão sobre o potencial econômico da região amazônica. “As fronteiras agrícola e mineral e os recursos da biodiversidade amazônica são promessas que precisam ser convertidas em realidade para benefício dos brasileiros, com todos os cuidados para a proteção do meio ambiente e preservação da natureza”, ponderou.

O Quinto Movimento aponta um caminho para reposicionar a população brasileira no sentido da prosperidade e equilíbrio a fim de reduzir as desigualdades assim como as tensões em diversas áreas, em especial a econômica. Aldo Rebelo é um grande defensor da Reforma Tributária que acabe com a guerra fiscal entre os estados brasileiros.

A noite de autógrafos será restrita para os participantes do FNNIC, mas o livro pode ser adquirido ao valor de R$ 50,00 no site da Amazon. A participação no FNNIC depende de inscrição prévia que pode ser efetivada através do link: https://www.sympla.com.br/evento/fnnic-forum-norte-nordeste-da-industria-da-construcao-manaus-2023/1882478.

Biografia

O jornalista e escritor Aldo Rebelo é natural do estado de Alagoas. Foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) – 1979; vereador em São Paulo – 1988/1990; deputado federal pelo Estado de São Paulo por seis mandatos– 1990/2014; presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China – 1998/2006; relator da Lei de Biossegurança – 1995; líder do PCdoB na Câmara dos Deputados – 1993/1997; presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional – 2002; líder do Governo na Câmara dos Deputados – 2003; relator do Novo Código Florestal Brasileiro; ministro-chefe da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais – 2004; presidente da Câmara dos Deputados – 2005/2007; ministro de Estado do Esporte – 2011/2014; ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – 2015; ministro de Estado da Defesa – 2016; secretário da Casa Civil do Governo de São Paulo – 2018.

É autor dos livros No olho do Furacão, O índio e a questão nacional
Política de Defesa para o Século XXI, Política Externa para o Século XXI, O Jogo Vermelho, O Quinto Movimento – Propostas para uma construção inacabada.

FNNIC

O Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção Civil (FNNIC), que acontecerá em Manaus nos dias 23 e 24 de março no Quality Hotel, reunirá profissionais renomados, autoridades, representantes de instituições e empresários dos estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Leia também: Escritor amazonense relata história de superação em livros e promove projeto de prevenção às drogas em escolas públicas do Amazonas

Durante dois dias, serão realizadas palestras sobre temas atuais, troca de conhecimentos e intercâmbio de práticas que têm contribuído para evolução do setor, elevando o nível de excelência dos empreendimentos tanto do setor imobiliário quanto de obras públicas.

O evento, organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), tem como objetivo impulsionar ainda mais a atividade econômica, que tem projeção de crescimento, neste ano, de 2,5% conforme projeção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O presidente do Sinduscon-AM, empresário Frank do Carmo Souza, acredita que o encontro contribuirá para a identificação de soluções que impulsionem negócios assim como a manutenção de empregos e geração de novas oportunidades de ocupação nas regiões Norte e Nordeste, que concentram população com renda inferior as do eixo Sul e Sudeste.

“Foram convidados palestrantes especialistas nos temas abordados, assim como autoridades responsáveis pela elaboração e defesa de legislação que trata da construção civil como um todo assim como de aspectos relacionados como leis trabalhistas. Será uma oportunidade ímpar de equacionar os interesses com foco no oferecimento de produtos e serviços de qualidade para a população do Norte e Nordeste”, explicou o presidente do Sinduscon-AM.

Fonte: ASSESSORIA

Mais Notícias

Exit mobile version