Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Alça viária do viaduto Rei Pelé é liberada para tráfego de veículos

Prefeitura de Manaus libera alça viária do viaduto Rei Pelé em oito meses de obras

Alça viária do viaduto Rei Pelé é liberada para tráfego de veículos
(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), liberou, nesta terça-feira, (27), em tempo recorde, o tráfego de veículos na alça viária do viaduto Rei Pelé, localizado na área da bola do Produtor, na zona Leste da capital, interligando as avenidas Autaz Mirim e Camapuã. A região sofria com grandes retenções de veículos, especialmente durante os horários de pico.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

“A alça viária superior foi concluída em tempo recorde, em apenas oito meses, demonstrando a celeridade e o compromisso da Prefeitura de Manaus com os cidadãos da capital. De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), cerca de 1.100 veículos passam pela Autaz Mirim e pela Camapuã durante o horário de pico. Com a nova alça, será possível o tráfego livre de até 1.500 veículos por hora, em qualquer horário”, afirmou o secretário de Obras, Heliatan Botelho, ao explicar que a segunda etapa da obra segue em andamento.

“As obras da trincheira na parte inferior do complexo continuam, a qual ligará ao bairro Jorge Teixeira à Camapuã e à Autaz Mirim. Nossa meta é realizar a entrega da parte inferior nos próximos meses como um presente de Natal para Manaus”, concluiu Botelho.

As obras da alça viária do complexo foram concluídas em oito meses. Com a estrutura principal pronta, as equipes realizaram a concretagem dos guarda-rodas, que desempenham um papel crucial na segurança, protegendo os veículos e delimitando o espaço de circulação.

Em seguida, foi aplicada uma camada de 450 toneladas de massa asfáltica ao longo dos 320 metros de extensão e 5,5 metros de largura da alça. Ao todo, foram construídos oito pilares, implantadas 21 vigas longitudinais e 108 estacas raiz, além de ser utilizado 245.452,96 quilos de aço e 1.799,88 metros cúbicos de concreto.

As obras continuam na parte da trincheira, que atualmente se encontra com 37% de conclusão. No momento, estão sendo realizados serviços de escavação, perfuração de estacas, instalação de tirantes e injeção de concreto, atividades essenciais para a contenção do solo.

Os trabalhos ocorrem de segunda a sábado, com um turno começando às 7h e terminando às 18h, seguido por uma segunda equipe que estende o horário até as 21h. São utilizados, em média, 20 equipamentos modernos e mais de cem trabalhadores para acelerar o progresso das obras.

O diretor presidente do IMMU, Paulo Henrique, explica as direções após a liberação da alça viária superior. “Para quem trafega na região da bola do Produtor, vindo da Autaz Mirim em direção à Camapuã, não será mais necessário utilizar a rotatória. Agora, é possível seguir diretamente à esquerda pela alça de acesso, evitando o congestionamento. A alça já está liberada e o IMMU permanecerá no local durante o dia para orientar”, explicou o presidente

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

As intervenções viárias realizadas pela Prefeitura de Manaus ocorrem em áreas com grandes congestionamentos, especialmente nos horários de pico, visando melhorar a trafegabilidade e a mobilidade urbana, além de reduzir o tempo perdido no trânsito.

 

Fonte: ASCOM/IMMU

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

 

Mais Notícias

Exit mobile version