Apesar da má fase dentro de campo, o torcedor do Flamengo tem motivos para sorrir nesta sexta-feira. Afinal de contas, o “Natal Rubro-Negro” chegou. Neste 03 de março, Zico, o maior ídolo da história do clube, completa 70 anos.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Unanimidade entre todas as torcidas do país, o Galinho é constantemente celebrado pela Nação. Mais recentemente, antes do jogo da Recopa Sul-Americana, os rubro-negros levantaram um mosaico em homenagem ao ex-jogador. Além disso, ele recebeu uma placa comemorativa pelo aniversário e ainda ouviu os torcedores cantarem a música “parabéns para você”.
“Só tenho a agradecer por tudo que tem acontecido na minha vida, ao Flamengo por abrir as portas e me dar oportunidade de ter grandes conquistas pelo meu clube do coração. Ver essa galera feliz era o mais importante”, afirmou Zico, em entrevista à FlaTV, antes da bola rolar no Maracanã.
A reportagem do O Dia estava no estádio e pediu para os torcedores falarem sobre o ídolo, que colecionou títulos pelo Flamengo. Ele venceu um Mundial de Clubes (1981), uma Libertadores (1981), quatro Campeonatos Brasileiros (1980, 1982, 1983 e 1987) e sete Campeonatos Cariocas (1972, 1974, 1978, 1979, 1979 especial, 1981 e 1986). O empresário Domingo Moreira, de 48 anos, foi objetivo na resposta: Zico é a expressão máxima do Rubro-Negro Carioca.
“Melhor jogador que eu já vi. Primeiro jogador fenomenal que eu vi. É a expressão máxima do Flamengo. É o sentimento Flamengo”, afirmou Domingo.
Já o despachante Alisson Xavier, de 27 anos, contou que é flamenguista por conta do Galinho. O pai, no interior da Paraíba, escutava os jogos do Flamengo da geração de Zico e começou a gostar do time. Assim, a torcida foi uma herança passada de pai para filho.
“Eu, hoje, sou flamenguista graças ao Zico. Meu pai começou a escutar jogos do Flamengo, porque ele é lá do interior da Paraíba, e ele disse que a recordação dele é do time daquele time de Zico, daquela geração. Foi uma verdadeira virada na história do Flamengo. Ele passou, então, a gostar do Flamengo, e a herança passou para mim como filho. É um ídolo. É a referência que a gente tem do futebol. É aquele personagem maior. Claro que vem Pelé e, depois, o Zico”, contou Alisson.
O editor de livros Alexandre Massa, de 52 anos, foi ao estádio com o filho. Assim, ele lembrou das idas ao Maracanã para assistir, quando era criança, ao Galinho jogar.
“O Zico, para mim, é o maior jogador do Flamengo. Vim aqui no Maracanã e me lembro dos gols que ele fazia aqui, das grandes decisões. O meu grande ídolo do Flamengo é o Zico. Vim quando tinha a idade do meu filho, que tem 13 anos, só tinha fixação em assistir ao Zico jogar. Então, as memórias que eu tenho são os dribles, os gols de placa e a importância dele nos momentos de decisão do Flamengo. É o maior ídolo que eu tenho”, disse Alexandre.
O ex-jogador, aliás, também é uma figura importante fora de campo. As rendas do Jogo das Estrelas que promove aos fins de ano, por exemplo, são doadas à instituições. Em fevereiro de 2022, o Clube de Futebol Zico (CFZ) arrecadou mantimentos, agasalhos, itens de higiene, colchonetes e outros itens de primeira necessidade para serem distribuídos às famílias afetas pelas fortes chuvas em Petrópolis. Esse lado do Galinho foi lembrado por Tiago Vargas, funcionário público, de 40 anos.
“É o maior ídolo da nossa Nação, o maior ídolo do Flamengo. É motivo de orgulho. É um cara, como pessoa, fod* também. A gente respeita muito. Sempre vai ser nosso ídolo máximo, independente de quem surja daqui pra frente. O Zico é o Zico”, destacou Tiago.
Por fim, a reportagem pediu para os torcedores escolherem o gol mais marcante do ex-jogador. A tarefa, vale destacar, não era fácil, já que Zico marcou 509 gols com a camisa do Rubro-Negro.
Gols na final da Libertadores e contra o Vasco foram citados, mas o que levou “mais votos” foi o de falta contra o Santa Cruz. Aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1987.
https://www.youtube.com/embed/ID35dIvmbKA?enablejsapi=1
Na reta final do jogo, o Flamengo teve uma falta para bater na entrada da área do time pernambucano pelo lado direito. O Galinho surpreendeu a todos e finalizou justamente no canto direito do gol do Santa Cruz. A bola ainda parecia ir para fora, mas caiu na hora certa para entrar no ângulo.
Com isso, o Rubro-Negro venceu o jogo por 3 a 1. Todos os gols daquela partida foram marcados por Zico, “a expressão máxima do Flamengo”.
(Por João Alexandre Borges)
Fonte: O DIA