Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

São Paulo será palco do principal debate sobre cannabis medicinal

Realizado em São Paulo, no Expo Center Norte, o Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal reunirá especialistas do mercado canábico nacional e internacional. Os temas serão divididos em saúde, negócios e legislação, com os mais recentes estudos do setor, além da análise de casos clínicos

São Paulo será palco do principal debate sobre cannabis medicinal
São Paulo será palco do principal debate sobre cannabis medicinal

Nos dias 4 e 5 de maio será realizado em São Paulo, no Expo Center Norte, paralelamente a Medical Cannabis Fair, o II Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, que contará com uma grade de palestrantes abrangendo nomes do setor como Claudio Lottenberg – médico oftalmologista, Dr. Pedro Pierro – neurocirurgião funcional, Dr. Eduardo Faveret – médico neurologista, Luciano Ducci – Deputado Federal e médico por formação, Cassiano Gomes – fundador e diretor executivo da ABRACE, Mario Grieco – especializado em clínica médica, saúde ocupacional, prescritor de cannabis medicinal, Maria Eugenia Riscala – cofundadora e CEO da Kaya Mind, Lorenzo Rolim – presidente da Associação Latino-Americana de Cânhamo Industrial (laiha.org), membro fundador e diretor de comunicações e engajamento da Federação Internacional de Organizações do Cânhamo (FIHO), Luis Carlos Valois – juiz de direito, titular da Vara de Execuções Penais do Amazonas, além da participação de médicos, autoridades do Brasil e do exterior e especialistas que debaterão os principais assuntos nas áreas de inovação e pesquisa sobre uso medicinal da planta, assim como o desenvolvimento do setor em saúde, legislação e negócios.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

O congresso, dividido em dois blocos – o primeiro focado em temas relacionados à Saúde; e o segundo direcionado aos temas Negócios e Legislação. Os painéis serão compostos por médicos, veterinários, dentistas, profissionais da saúde, empresários, executivos da indústria farmacêutica, legisladores, advogados, investidores, pesquisadores, empresários do agronegócio, empreendedores e profissionais do setor. O objetivo: discutir a evolução do mercado da cannabis no Brasil e no mundo. Além de apresentar as possibilidades de investimentos, auxiliando o desenvolvimento econômico e social que a planta traz para a América Latina.

De acordo com Daniel Jordão, diretor da plataforma Sechat, organizadora dos eventos, o objetivo do congresso é ocupar uma lacuna aberta no Brasil sobre o potencial do mercado medicinal e de negócios canábicos, que beneficiará médicos e empreendedores com conteúdo que impulsione ideias, conecte pessoas, tecnologias e mercados, para geração de novos negócios e o avanço da medicina no país. “Serão dois blocos – medicina e negócios que abordarão desde casos clínicos e como a cannabis pode atuar em diversas enfermidades, até as estratégias comerciais e novos empreendimentos, tópicos que para nós, são extremamente necessários para a movimentação da economia desse mercado promissor no Brasil e no mundo”.

Ainda de acordo com Jordão, a primeira edição dos eventos, realizada em maio de 2022, foi um marco para o mercado profissional da cannabis medicinal no Brasil e na América Latina. Na ocasião, 31 expositores e mais de 50 marcas apresentaram seus produtos à base da planta, bem como serviços educacionais, financeiros e auxiliares para o segmento. Já o congresso, contou com a participação de 77 palestrantes do Brasil e exterior que expuseram seus conhecimentos para 380 conferencistas.

Em 2023, o Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal será aberto com a palestra “A indústria farmacêutica e a indústria da cannabis medicinal”, e seguirá, após sua abertura, com palestras divididas em dois blocos, saúde e negócios. Na área da saúde, profissionais terão a oportunidade de entender melhor sobre o “Sistema endocanabinoide e farmacologia aplicada”, “Às novas fronteiras da aplicação canabinoides na Epilepsia Infantil”, “Indicações e riscos do uso dos acnabinoides em transtornos Psiquiátricos Infantis”, “As últimas descobertas sobre o uso dos canabinoides para o tratamento de dor”, “As aplicações e resultados do uso dos canabinoides nos tratamentos de oncologia”, “A importância da cannabis na terceira idade”, além da apresentação de diversos casos clínicos.

Já o bloco de negócios, no primeiro dia do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, trará temas como “A Jornada da Cannabis, passado, presente e futuro”, “O cenário da cannabis no mundo e no Brasil”, “Formas de acesso ao tratamento de cannabis no país” e “A importância do conselho de medicina para a evolução do uso medicinal da cannabis”.

No segundo dia do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal a palestra de abertura abordará o “Cenário da regulamentação do uso medicinal da cannabis no Brasil”. Após a abertura o bloco de saúde seguirá com as palestras “Clínica médica – A cannabis que todos os médicos e dentistas precisam saber”, “Cannabis – uma nova ferramenta na odontologia”, “Cérebro e intestino: a influência da microbiótica com o sistema endocanabinoide”, “Cannabis no esporte: uma maratona de sucesso”, “As últimas aplicações da cannabis na Veterinária” e “Psicodélicos: uma promessa ou realidade no tratamento psiquiátrico”.

Ainda no dia 5 de maio, o bloco de negócios trará palestras para empreendedores da área, abrangendo os temas: Da semente ao cliente, um raio-x da cadeia produtiva, Formas de investir em Cannabis, Cannabis: O ouro verde do Agrobusiness, A nova indústria verde, além de pitchs de diversas startups presentes no mercado.

Em 2023, a Medical Cannabis Fair e o Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal acontecerão em um momento importante para o debate no Brasil. Um novo governo, a Anvisa aprovando cada vez mais medicamentos, a Justiça dando pareceres favoráveis para que diversos pacientes tenham acesso ao CBD via SUS ou convênio médico, diversos salvo-condutos para o autoplantio, uma movimentação financeira no país relacionada à cannabis, que somam mais de R$ 130 milhões por ano – sem uma legislação clara e definida e o debate mundial em torno da planta que tem potenciais imensos em todas as áreas da saúde e dos negócios, colocam expectativas de resultados positivos no debate que a feira e o congresso trarão para a capital paulista e para o futuro do mercado brasileiro.

Serviço 

Evento: Medical Cannabis Fair 2023 e Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal

Data: 4 e 5 de maio de 2023 – das 9h às 19h

Local: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

Inscrições para a Feira: www.medicalcannabisfair.com.br

Inscrições para o Congresso: www.congressocannabis.com.br

Mais Notícias