Pular para o conteúdo principal

Amazônia Sem Fronteira

Cidade

TCE-AM e TCU promovem seminário sobre o custo da infraestrutura na Amazônia

TCE-AM e TCU promovem seminário sobre o custo da infraestrutura na Amazônia
Foto: Filipe Jazz

Os custos da infraestrutura de transportes na Amazônia e o papel das rodovias e hidrovias na integração regional serão discutidos durante o seminário “Custo Amazônico: o preço da distância e os desafios da infraestrutura”, marcado para 29 de outubro, em Manaus.

+ Leia mais notícias no Amazônia Sem Fronteira

O evento será realizado no auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU). A programação terá como foco os impactos das características da região sobre os custos e a execução de obras nas áreas de educação e saúde.

Durante o seminário, serão discutidos temas como logística, transporte de insumos, energia e os custos de referência utilizados nacionalmente. Também estarão em debate estratégias para ampliar a eficiência das redes de transporte dos municípios diante dos elevados custos logísticos da região.

Programação reúne autoridades e especialistas

A abertura contará com a participação do presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo; do ministro Jhonatan de Jesus; da presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins; do governador do Amazonas, Roberto Cidade; e do presidente da Atricon, Edilson Silva.

Na sequência, o reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Jaime Cavalcante Alves, fará a palestra magna sobre o custo amazônico.

Durante a tarde, especialistas da Caixa Econômica Federal, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério de Portos e Aeroportos participarão dos debates.

Representantes de municípios também estarão presentes. Entre os assuntos previstos estão edificações destinadas à educação, hidrovias e rodovias, além da apresentação de estudos de caso locais.

Debate sobre infraestrutura na Amazônia

Para a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, o seminário amplia a discussão sobre os desafios enfrentados pela região na execução de obras e na prestação de serviços públicos.

“A realidade amazônica impõe desafios próprios para a execução de obras e serviços públicos. Discutir o custo amazônico é também discutir como podemos tornar o planejamento e a aplicação dos recursos mais eficientes, considerando as características da nossa região.”

As inscrições serão disponibilizadas em breve pelo Instituto Serzedello Corrêa, do TCU. As informações sobre a programação e o formulário de inscrição serão divulgados pelos canais oficiais das instituições.

 

>> Siga o AmSemFronteira no Youtube 
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play 

Mais Notícias