Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Prefeitura encerra ‘Maio Laranja’ com ação na zona ribeirinha

Sensibilização
#paratodosverem – Atividade

Encerrando a campanha “Maio Laranja”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta sexta-feira, 29/5, uma manhã de sensibilização na zona ribeirinha da capital. A ação ocorreu na escola municipal São José 1, na comunidade Nossa Senhora do Livramento, reunindo alunos, famílias e equipe escolar em um momento de conversa e prevenção.

A campanha deste ano percorreu escolas municipais de todas as zonas da cidade, levando orientações e atividades educativas alusivas ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Durante a programação, a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Helane Moreira, destacou a importância das ações preventivas para fortalecer a rede de proteção social. “Cada conversa, atividade e aprendizado fortalece a rede de proteção e contribui para a construção de uma infância e adolescência mais seguras e protegidas”, disse.

Em Manaus, o Disque Direitos Humanos, por meio dos números 0800 092 1407 e 0800 092 6644, registrou 828 ocorrências, e 5.155 acompanhamentos foram realizados pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), ofertado nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), em 2025.

Até abril deste ano, foram registradas 371 ocorrências, sendo 70 relacionadas a casos de abuso e exploração de crianças e adolescentes.

A diretora da escola, Roberta Barros, agradeceu a realização da ação na comunidade e reforçou a importância da campanha para alertar crianças, adolescentes e responsáveis. “Foi uma manhã muito proveitosa e de extrema importância para conscientizar nossos alunos, pais e responsáveis”, afirmou.

A campanha “Maio Laranja” tem como principal objetivo alertar a sociedade sobre a importância de identificar sinais de violências, proteger a infância e incentivar denúncias. Os casos podem ser denunciados por meio do Disque Direitos Humanos ou pelo Disque Nacional 100.

A gestão municipal realiza, ao longo de todo o ano, ações de conscientização, orientação e fortalecimento da rede de proteção social, ampliando o acesso à informação e aos serviços socioassistenciais também nas comunidades ribeirinhas da capital.

#paratodosverem – Atividade

— — —

Texto – Lucas Batista/Semasc

Fotos – Diego Lima/Semasc



Fonte: Prefeitura de Manaus

Mais Notícias