Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Por que é importante manter o esquema vacinal contra a covid 19 completo?

Por que é importante manter o esquema vacinal contra a covid 19 completo?
(Foto: Divulgação)

Em Manaus, mais de 1,5 milhão de pessoas estão com o esquema vacinal incompleto. São pessoas que não retornaram para tomar a segunda, a terceira ou a quarta dose da vacina que é oferecida gratuitamente pela rede pública de saúde. Mesmo com a queda no número de mortes e internações relacionadas ao covid-19 é muito importante que a população esteja em dia com a imunização.

Silvia Fonseca, infectologista do Sistema Hapvida, reforça que a vacinação é o meio mais eficaz de se combater o vírus do covid-19, bem como impedir o surgimento de novas variantes. Todas as vacinas são seguras e tem a única finalidade que é de induzir o organismo na criação de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

“Em nome da sua própria saúde e do bem estar dos outros é recomendável que todos peguem a sua carteira de vacina e confiram se falta alguma dose de reforço. Ao tomar a dose, a imunidade do organismo se estende por um período maior contra o vírus”, afirma Silvia.

As vacinas são responsáveis pela redução da infecção e reinfecção, levando a diminuição dos casos graves e até de óbitos, entretanto caso a infecção ocorra, a vacina evitará sua evolução para esses quadros. A dose de reforço deve ser aplicada em pessoas maiores de 18 anos que tenham recebido as duas doses da vacina contra a covid-19.

Medidas preventivas como o uso da máscara, quando bem ajustada ao rosto protege significativamente contra a reinfecção ao vírus e outras doenças virais que são transmitidas por gotículas que saem da boca. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão e o uso do álcool em gel 70% devem se tornarem hábitos.

Sobre o Sistema Hapvida
O Sistema Hapvida é a maior rede de saúde integrada do país em número de beneficiários, nos segmentos de saúde e odontologia. Em 2022, a combinação de negócios do Hapvida com a NotreDame Intermédica (NDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Tanto o Hapvida quanto a NDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos através de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 68 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 28 mil dentistas. Com o objetivo de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br.

Fonte: ASSESSORIA

Mais Notícias