Amazônia Sem Fronteira

Cultura

Alvorada do Garantido reúne multidão de torcedores pelas ruas de Parintins

Alvorada do Garantido reúne multidão de torcedores pelas ruas de Parintins

Alvorada do Garantido reúne multidão de torcedores pelas ruas de Parintins
(Foto: Lucas Silva/Amazonastur)

A Festa da Alvorada é declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas e marca uma das maiores tradições do Boi-bumbá Garantido

No embalo das toadas e dos gritos da multidão, o Boi-bumbá Garantido realizou, nesta quarta-feira (1º), a Festa da Alvorada. O evento que antecede o Festival de Parintins, realizado pelo Governo do Amazonas, faz parte da tradição do boi-bumbá vermelho e branco. Uma multidão de torcedores perrechés saiu do Curral Lindolfo Monteverde em caminhada, até o dia amanhecer, em direção à Catedral de Nossa Senhora do Carmo.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

O show da Alvorada também marcou a volta da cunhã-poranga do bumbá Garantido, Isabelle Nogueira, que ganhou o terceiro lugar na final do reality show Big Brother Brasil 2024. Ovacionada, ela participou da festa, que contou, ainda, com a vibração da torcida oficial Comando Garantido, Batucada, Companhia de Dança Garantido Show, Sebastião Júnior, David Assayag, Israel Paulain e João Paulo Faria.

Para completar a festa folclórica, participaram das apresentações o pajé Adriano Paketá, a sinhazinha da fazenda Valentina Coimbra, a rainha do folclore Edilene Tavares, a porta-estandarte Lívia Cristine e dos tripas do boi, Denison Piçanã, Denildo Piçanã e Arnaldo Barbosa (Buba).

O presidente do Boi-bumbá Garantido, Fred Góes, explicou que a festa simboliza, nesse momento, o processo de reconstrução do boi vermelho e branco.

“É uma revisitação à origem do boi, quando ele saía pelas ruas de Parintins com a luz das lamparinas. Hoje, é esse grande momento, onde o Garantido vai para as ruas. A nossa Alvorada é uma das manifestações culturais mais expressivas e emblemáticas do país”, ressaltou o presidente do Garantido, Fred Góes.

blank

O comando da Alvorada ficou na voz de Israel Paulain, apresentador do Garantido. Ele falou da sensação de levantar a galera no Curral Lindolfo Monteverde e nas ruas da Ilha Tupinambarana.

“Estamos de alma lavada por fazer uma Alvorada histórica. Essa festa é tradicional, porque aqui a gente se realiza, emociona, canta e relembra os melhores momentos do Garantido”, ressaltou o apresentador do bumbá, Israel Paulain.

Galera do Garantido

Parintins ficou tomada por torcedores vestindo as cores vermelho e branco. O Wesley Amazonas é de Parintins e não só participou da festa, como ajudou a pendurar todas as bandeirinhas que enfeitaram o curral.

“Eu me preparei o ano todo. Todo ano, sem falta, eu venho. Monto meu empreendimento e vou guardando. Para mim, está sendo uma grande honra, porque essa Alvorada é a maior de todos os tempos”, disse o torcedor Wesley Amazonas.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Ao amanhecer, em frente à Catedral de Nossa Senhora do Carmo, a Lenir Farias sentiu que a missão estava cumprida. Rouca, de tanto gritar, a autônoma não escondeu a alegria por participar da Alvorada.

“Foi maravilhosa, perfeita, extasiante. O meu Garantido vai ser campeão este ano, porque estamos todos prontos para a guerra”, comentou, bem-humorada, Lenir Farias.

 

Fonte: ASCOM/SEC

Mais Notícias