Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

CBMINA reúne acadêmicos e pesquisadores para debater os desafios da mineração

CBMINA reúne acadêmicos e pesquisadores para debater os desafios da mineração
CBMINA reúne acadêmicos e pesquisadores para debater os desafios da mineração

A evolução e os desafios da indústria da mineração foram abordados na solenidade de abertura da 11ª edição do Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Mina Subterrânea (CBMINA), na última terça-feira (12/9), em Belo Horizonte (MG). O Congresso é realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

“O IBRAM tem a preocupação de congregar todos aqui no CBMINA, em torno dos compromissos que o setor assumiu com a sustentabilidade e a responsabilidade com tudo e com todos à sua volta”, ressaltou o vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva. Ele representou o diretor-presidente, Raul Jungmann. O evento promove um intercâmbio entre estudantes, professores, pesquisadores, autoridades, executivos e profissionais ligados ao setor mineral para a apresentação de novas proposições e abordagens para a evolução constante da atividade da mineração.

O vice-reitor da UFMG, Professor Alessandro Fernandes, destacou a preocupação da Universidade com o ESG e a sua relação com o setor mineral. “Sabemos da importância da mineração para o nosso país, (a importância) da Universidade para agregar valor ao setor, que é o que buscamos com este evento, mas, sobretudo, é fundamental promover toda essa aprendizagem, este avanço social, econômico e ambiental do Brasil com responsabilidade”, analisou.

Também estavam presentes à solenidade de abertura o vice-reitor da Escola de Engenharia da UFMG, Henrique Resende Martins; a chefe do Departamento de Engenharia de Minas da UFMG, Andréia Bicalho Henriques; o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD) do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel, Welter Alves das Chagas; o coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, Tenente Coronel Carlos Eduardo Lopes; o superintendente Regional da Serviço Geológico do Brasil, Marlon Marques Coutinho; o secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Leonardo Rodrigues; o chefe de gabinete da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Daniel Ferreira; o professor do DENIM da UFMG, Cláudio Lúcio Lopes Pinto; e o diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM, Julio Nery.

Debates e apresentações de trabalhos técnicos

O CBMINA iniciou-se na parte da manhã com um amplo debate entre especialistas da mineração de todo o Brasil. Os principais temas apresentados foram: evolução das condições operacionais nas minas subterrâneas e suas influências nas relações de trabalho; declarações de recursos e reservas e o título minerário como garantia de financiamento; e a formação profissional e carreiras no setor mineral. A parte da tarde foi reservada para apresentação de trabalhos técnicos inscritos no Congresso.

Mais Notícias

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Amazônia Sem Fronteira
Get our web app. It won't take up space on your phone.
Install
See this post in...
Amazônia Sem Fronteira
Chrome
Add Amazônia Sem Fronteira to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Amazônia Sem Fronteira shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.