Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

Número de academias no Brasil quase triplica em 10 anos

Especialista da rede de CT’s Ironberg aponta que o avanço do setor tem sido impulsionado pela crescente conscientização sobre a importância da saúde e do bem-estar e pela oferta de espaços especializados com serviços premium

Número de academias no Brasil quase triplica em 10 anos
Número de academias no Brasil quase triplica em 10 anos

Nos últimos anos, o mercado de academias de saúde e centros de treinamento tem experimentado um crescimento expressivo no Brasil, consolidando-se como um dos setores mais promissores da economia.

Dados do Panorama Setorial Fitness Brasil 2024, elaborado pela Fitness Brasil em parceria com a EY e a Armatore Market + Science, apontam que o número de centros de atividades físicas cresceu quase três vezes em uma década, passando de 19.266 estabelecimentos em 2014 para 56.833 em 2024.

Para Roberto Rautenberg (Betão), idealizador e fundador da Ironberg, centro de treinamento focado em musculação de alta performance, o avanço do setor fitness no Brasil tem sido impulsionado por diversos fatores, principalmente com a crescente conscientização sobre a importância da saúde e do bem-estar e da busca por qualidade de vida, especialmente após a pandemia. “O aumento da preocupação com a longevidade está moldando esse mercado”.

“Além disso, a evolução das academias, com a oferta de espaços especializados e serviços premium, como treinamentos personalizados e ambientes exclusivos, também tem contribuído para essa expansão. Outro fator relevante é o aumento do poder aquisitivo, especialmente em grandes centros urbanos, onde consumidores estão dispostos a investir mais em experiências diferenciadas e de alta performance”, acrescenta o empresário.

O crescimento desse modelo de academia no Brasil reflete uma tendência global. A demanda por espaços que combinam infraestrutura de ponta, acompanhamento especializado e um ambiente motivador tem levado ao surgimento de novos empreendimentos no setor. Um levantamento da Mordor Intelligence estima que o mercado de academias de saúde e fitness tenha registrado US$ 98,14 bilhões em 2023. O estudo prevê ainda que o setor possa atingir US$ 172,95 bilhões até 2028. 

Piter Demétrio, CEO da Ironberg, afirma que o mercado global está claramente se afastando dos modelos de academias de baixo custo em favor de experiências diferenciadas, e que as marcas que combinam tecnologia, comodidade e serviços complementares terão um papel crucial nesse crescimento.

“Para atender a essa alta demanda, o setor fitness precisa apostar em inovação e personalização. A oferta de treinamentos especializados, como programas de longevidade e personal training, estará em alta. Além disso, as academias devem investir em infraestrutura de ponta, criando ambientes motivadores e exclusivos”, avalia.

Com um mercado em constante evolução, as academias brasileiras têm a oportunidade de se consolidar como referência global em inovação e qualidade. No entanto, desafios como a alta competitividade e a necessidade de adaptação às novas demandas do consumidor exigem estratégias bem definidas e investimentos contínuos.

“Algumas academias estão apostando em grandes centros de treinamento, que funcionam como verdadeiros hubs de saúde e bem-estar, incorporando serviços adicionais como espaços de recuperação, consultorias de nutrição e até mesmo serviços estéticos”, pontua o empresário.

Ironberg investe R$ 40 milhões em nova unidade

Fundada em 2020, a Ironberg conta atualmente com unidades em cidades estratégicas, como São Paulo, Santos, São Caetano, Maringá e Florianópolis. Recentemente, a marca inaugurou uma das maiores academias do mundo, em Alphaville, São Paulo, com 32 mil m² e um investimento de R$ 40 milhões.

“A nova unidade oferece um verdadeiro complexo, com uma estrutura e serviços premium, como heliponto, salão de beleza e até farmácia. O objetivo é que o local seja reconhecido como um hub de saúde e bem-estar”, revela a head de marketing da Ironberg, Norma David.

A marca também já tem novas unidades em desenvolvimento e com previsão de lançamento, sendo uma delas em Fortaleza. “O mercado fitness brasileiro, que movimenta mais de R$ 20 bilhões por ano, continua em ascensão e a Ironberg quer se posicionar para aproveitar esse crescimento, buscando oferecer serviços de alta qualidade a um público cada vez mais exigente”, finaliza David.

Para saber mais, basta acessar: http://www.ironberg.com.br

Mais Notícias

Exit mobile version