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Empresas veem IA como principal tecnologia de transformação

Entre as funções da inteligência artificial (IA) no mundo dos negócios, está a possibilidade de automatizar vendas. Representante do setor explica quais os benefícios que essa prática pode trazer

Empresas veem IA como principal tecnologia de transformação
Empresas veem IA como principal tecnologia de transformação

A inteligência artificial (IA) é vista por 53,5% das corporações brasileiras como principal tecnologia dos processos de transformação, informa o relatório Innovation Survey 2024. Realizada pela consultoria de inovação ACE Cortex em conjunto com as empresas Future Dojo e M&A ACE Advisors, a pesquisa foi divulgada pelo jornal Diário do Comércio. Para chegar ao dado, o estudo ouviu mais de 300 corporações, sendo que a maioria possui faturamento anual superior a R$ 1 bilhão. 

Renan Lima, fundador e CEO da UltraQualify, startup especializada no uso de IA para negócios, afirma que o relatório Innovation Survey 2024 demonstra que as companhias enxergam um potencial cada vez maior dessa tecnologia. O executivo cita, como exemplo, a possibilidade de automatizar vendas. Isto é, ao invés de os vendedores irem abordando cada pessoa individualmente, contar com uma ferramenta que desempenhe esse papel de maneira mais rápida e prática.

“A IA pode analisar grandes volumes de dados para identificar leads qualificados [potenciais clientes com perfis que correspondem ao público-alvo] com base em características específicas, como comportamento online, interações anteriores e dados demográficos”, diz Lima.

Com a IA fazendo esse filtro, a equipe consegue focar nos contatos com maior potencial de fechar negócio. Ele afirma ainda que os algoritmos podem analisar históricos de vendas, tendências de mercado e outros dados relevantes para prever resultados futuros.

“É possível também automatizar tarefas rotineiras com IA, como o envio de e-mails de follow-up [acompanhamento], agendamento de reuniões e atualizações de CRM [gestão de relacionamento com o cliente, na sigla em inglês]. Assistentes virtuais podem apoiar a equipe de vendas, fornecendo informações em tempo real e ajudando no gerenciamento de tarefas”, acrescenta o executivo.

Para exemplificar a questão, Lima cita o caso real de um cliente que atendeu. O processo envolveu a Zena Negócios Franchising, uma empresa de consultoria especializada em franquias. 

A companhia precisava de uma solução para captar leads qualificados e agendar reuniões consistentes. O processo manual de prospecção de clientes era visto como demorado e pouco eficiente.

“A UltraQualify ofereceu sua solução de prospecção ativa com IA, que automatizou grande parte do processo de qualificação de leads. A tecnologia permitiu que a Zena definisse o perfil ideal de cliente e, a partir disso, a IA identificava, qualificava e agendava reuniões diretamente com leads em potencial”, explica Lima.

O CEO diz que, logo na primeira semana de uso, a Zena atingiu o objetivo de agendar uma boa quantidade de reuniões. Com um fluxo maior de conversas com potenciais clientes, a consultoria conseguiu fechar um contrato de alto valor.

“A experiência mostrou a importância do acompanhamento contínuo e da flexibilidade na estratégia de vendas. A Zena percebeu que, em muitos casos, os leads não estavam prontos para comprar imediatamente, mas com ajustes na oferta e paciência, o sucesso era alcançável”, alega.

Cofundadora da Zena, Amanda Nogueira destaca a importância que a IA passou a ter nos processos da empresa. “Utilizamos a IA como ferramenta estratégica na nossa consultoria, indo desde captação de clientes próprios até a comercialização de unidades franqueadas que estão em nosso portfólio”, diz.

“Hoje, 80% da nossa agenda é captada pela IA. Acreditamos na ferramenta para a prospecção de leads”, resume Evie Monteiro, que também é cofundadora da Zena.

Para saber mais, basta acessar: https://ultraqualify.tech/

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