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Ferramentas de IA são incluídas nos serviços do Google Cloud

Produtos de IA das empresas Meta e Anthropic estarão disponíveis aos usuários do serviço de nuvem do Google; especialista em tecnologia da informação explica implicações da aproximação entre as tecnologias de nuvem e de inteligência artificial

Ferramentas de IA são incluídas nos serviços do Google Cloud
Ferramentas de IA são incluídas nos serviços do Google Cloud

Em mais um avanço da popularização da tecnologia de Inteligência Artificial (IA), o Google anunciou que vai incluir ferramentas do tipo em seu serviço de nuvem, o Google Cloud. Produtos de IA generativa da empresa Anthropic e da Meta serão ofertados aos usuários do serviço de armazenamento do Google.

São dois grandes modelos de linguagem (LLMs) que estarão disponíveis às empresas que usam o Google Cloud: o Claude 2, da Anthropic, e o Llama 2, da Meta. Grandes modelos de linguagem são sistemas que permitem a criação de conteúdo de IA personalizado e a interação com humanos.

Assim, a novidade do Google é mais uma etapa da aproximação das tecnologias de nuvem e de IA: as empresas que já usam o Google Cloud terão acesso às LLMs da Meta e Anthropic, podendo utilizá-las para criar seus próprios sistemas de inteligência artificial. A Meta é dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, e a Anthropic é uma startup de inteligência artificial.

Luiz Madeira é CEO da GWCloud, empresa de tecnologia da informação, e explica como se dá essa aproximação das tecnologias de nuvem e de IA. “A comunicação de nuvem fornece a infraestrutura e a capacidade de processamento necessárias para operar sistemas avançados de IA, enquanto a IA traz inteligência e eficiência para a comunicação de nuvem. “À medida que o uso da IA cresce, ela impacta significativamente a comunicação de nuvem de várias maneiras”, detalha o especialista.

Entre os resultados desse uso em conjunto das duas tecnologias, Madeira cita a otimização de recursos, melhorias na segurança e a inovação em serviços. Outro recurso de IA disponibilizado recentemente pelo Google é o Duet AI, que pode ser usado por todos os usuários do pacote de serviços Google Workspace (que inclui Google Drive, Agenda, Docs, entre outros). 

O Duet AI é capaz de fazer anotações durante reuniões on-line, fazer resumos, traduzir legendas e até participar de reuniões em nome do usuário. Ao anunciar as diversas atualizações na oferta de serviços de IA, o Google também informou o fechamento de parcerias com diversas empresas para aprimorar essas ferramentas, como a parceria com a fabricante de chips Nvidia, além das já mencionadas Meta e Anthropic.

“A notícia de que o Google planeja expandir o uso de IA em seus serviços de nuvem, em parceria com Meta e Anthropic é um indicativo significativo da direção futura da tecnologia de nuvem e IA”, avalia Madeira. Para o profissional, essa parceria sugere algumas implicações, como inovação colaborativa, diversificação do mercado e preocupações com privacidade e ética de uso da IA.

Uma das respostas do Google às preocupações éticas com a forma como as empresas utilizam o conteúdo gerado por IA foi a criação de um recurso de marca d’água. Disponível aos usuários do Google Cloud, a ferramenta incorpora uma marca identificadora da origem da imagem no nível do pixel, dificultando a alteração e aumentando a transparência sobre a criação.

“É fundamental considerar a importância da ética e da transparência no desenvolvimento e implementação de soluções de IA na nuvem. À medida que essas tecnologias se tornam mais integradas em nossas vidas, as questões de privacidade de dados, viés algorítmico e controle sobre a tomada de decisões autônomas se tornam cada vez mais relevantes”, conclui Madeira.

Para saber mais, basta acessar o site https://www.gwcloud.company e outros materiais: Pesquisa: transformação digital ainda é desafio nas empresas | Dino | Valor Econômico (globo.com)

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