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PMEs brasileiras se destacam em estudo que analisa processo de digitalização

O Brasil foi destaque em um estudo inédito na comparação com outros 9 países, entre eles a China, a Argentina e a Alemanha; especialista aponta alguns desafios nesse processo e frisa a importância da presença digital de um negócio nos dias de hoje

PMEs brasileiras se destacam em estudo que analisa processo de digitalização
PMEs brasileiras se destacam em estudo que analisa processo de digitalização

Um estudo inédito realizado pelo Núcleo de Engenharia Organizacional da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e pela Unido (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial), a pedido do Polo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Indústria, analisou e comparou 39 programas de transformação digital de 10 países (Brasil, Argentina, Colômbia, México, Rússia, Índia, China, África do Sul, Tunísia e Alemanha).

De acordo com os resultados do estudo, embora as características de pequenas e médias empresas (PMEs) de cada país sejam variáveis, a maioria delas tem dificuldades em utilizar ferramentas digitais e IA em suas operações. Na comparação com os demais países, o Brasil destacou-se como o único que contém programas de transformação digital que contemplam as três fases do processo de digitalização: conscientização, implementação e manutenção.

Tais resultados foram divulgados na 32ª edição da feira de inovação e negócios Mercopar, realizada em outubro em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, que recebeu 39,5 mil visitantes – presenciais e virtuais – e bateu o recorde de negócios fechados, que alcançaram o valor de R$ 563 milhões.

Na avaliação de Giovanni Ballarin, CEO da agência de marketing digital Mestres do Site, a maior dificuldade enfrentada pelas PMEs para garantir sua presença digital é providenciar os aportes financeiros para viabilizar esse tipo de iniciativa e encontrar uma empresa que preste tal serviço de forma otimizada, efetiva e direcionada.

Ballarin chama a atenção para a importância da primeira etapa do processo, a de conscientização. “É fundamental que, antes de tudo, os empresários se conscientizem da existência das tecnologias digitais e de seus benefícios, e reconheçam que a presença digital de seu negócio é, hoje, uma necessidade e ditará seu futuro”, assevera.

Para saber mais, basta acessar https://mestresdosite.com.br/

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